Home / Notícias

XXII Conferência Nacional dos Advogados: evento começou hoje. OAB/PA marca presença.

Conferência-ADV-RIOHoje pela manhã, começou a XXII Conferência Nacional dos Advogados, o maior evento jurídico da América Latina. Cerca de 15 mil participantes se reunirão para assistir a mais de 250 palestrantes, 40 painéis, conferências magnas, eventos especiais, bate-papos culturais, feira jurídica e shows. Sob o tema “Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos”, os maiores nomes do direito e de outras áreas abrilhantarão o mais importante fórum de debates da advocacia e da sociedade.

O presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, outros diretores e conselheiros seccionais e várias colaboradoras da Ordem estão no Rio de Janeiro. No evento, a seccional paraense - juntamente com as demais seccionais da OAB no norte do Brasil, será responsável por um stand, cuja temática é "Amazônia". Jarbas Vasconcelos, por sua vez, presidirá painel acerca do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e Inclusão Digital, que será realizado amanhã, dia 21.

O líder da advocacia paraense ainda irá subscrever com o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, a proposta de internacionalização da tutela das prerrogativas dos advogados pelo sistema internacional de proteção dos direitos humanos. Se for aprovada durante a conferência, a proposição deverá ser encaminhada à ONU (Organização das Nações Unidas) com pedido de assento da OAB no seu Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça.

Conferência

A Conferência Nacional é o órgão consultivo máximo da Ordem dos Advogados do Brasil, entidade que representa mais de 850 mil profissionais em todo o país. Durante os quatro dias do evento, serão debatidos temas que guiarão a conduta da OAB pelos próximos anos, assim como pautarão as ações que a Ordem, voz constitucional do cidadão, focará suas atenções para a melhoria das instituições de nossa nação, missão republicana a que se compromete há mais de 80 anos.

Desde a sua primeira edição, em 1958, tornou-se referência não apenas para a advocacia, mas também para a sociedade civil e as instituições políticas do Estado. Nela, são debatidos temas vitais ao interesse público, com o propósito de buscar rumos objetivos para a superação dos desafios e reafirmar o espaço reservado à advocacia: a luta para a construção de um país mais justo para todos.

Com informações do Conselho Federal da OAB.

Anexos