Mulher Advogada

Bem-vindas(os) à página dedicada à Mulher Advogada, um espaço destinado a destacar e celebrar a significativa contribuição das mulheres na área jurídica. A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará reconhece a importância da diversidade e está empenhada em promover a igualdade de oportunidades e adicionar a equidade de gênero para todos os profissionais do direito.

Contrate uma advogada

Hoje, apesar de serem maioria na profissão, no Brasil e no Pará, as advogadas ainda precisam conquistar mais espaço no mercado de trabalho. Como forma de combater preconceitos e valorizar a mulher profissional, o Sistema OAB-PA lança a campanha #Contrateumaadvogada. Competência não tem gênero. Não deixe o preconceito falar mais alto.

Lembre-se de que competência, liderança e conhecimento jurídico não têm gênero e é dever de todos e todas contribuírem para um ambiente profissional inclusivo e igualitário. Ao escolher uma advogada, você está cumprindo seu papel nisso. Não permita que o preconceito influencie a sua decisão!

A Comissão das Mulheres e Advogadas (CMA) da OAB/PA atua institucionalmente para defender os direitos das mulheres e valorizar as advogadas. Operando voluntariamente, sua base é o Plano Nacional e Paraense de Valorização da Mulher Advogada. Embora não intervenha em casos específicos, seu trabalho é estrutural, ético e regimental, focado em advocacia política pelos direitos das mulheres e advogadas perante o sistema de Justiça e outros órgãos públicos. Suas abordagens incluem teoria feminista, valorização da mulher advogada e advocacy.
A Coordenadoria de Defesa da Mulher Advogada (CDMA), parte da Comissão de Defesa dos Direitos e Prerrogativas dos Advogados e Advogadas, foi criada em 2018 no Pará pela Lei Júlia Matos (Lei 13.363/2016). Ela garante direitos às mulheres advogadas, incluindo gestantes e lactantes, conforme o art. 7-A da Lei 8.906/94. Seu objetivo é prevenir violações de gênero na advocacia e garantir dignidade às profissionais. A CDMA tem membros ativos nos plantões da Comissão, assegurando que violações relacionadas ao gênero sejam tratadas. Além disso, oferece acolhimento na "sala Esperança Garcia" na CAAPA.
OUVIDORIA DA OAB
Horário: 08 às 17h
End: Edifício Síntese Plaza - Avenida Senador Lemos 791, andar 0 (zero), sala da OAB (Perto da Praça Brasil)
Contato: 91 99207-7941 (whatsapp)
Ouvidora Geral: Janaina de C. dos S. Calandrini Guimarães

Ouvidora da Mulher e Adjunta:
Mônica dos Santos Storino
Contatos da CMA
E-mail: cdma@oabpa.org.br
Instagram: @cmaoabpa
Link de composição das integrantes da Comissão: OAB PA
Contatos da CDMA
Contatos:
Plantão de Prerrogativas: (91) 99207-8221
E-mail: cdmaoabpa@gmail.com
Instagram: @cdma.oabpa