Home / Notícias
Votar é participar ativamente do processo democrático, quando cada eleitor pode exercer sua cidadania e escolher quem será seu representante político. No entanto, esse direito deve ser cumprido com liberdade e consciência. Para reforçar a conscientização da população em geral, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) - por meio do seu Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social e de Educação e do Serviço Social da Indústria (SESI Pará), retomou, em 2014, o projeto ‘Voto Cidadão’. A iniciativa ganhou lançamento na terça-feira (05), e segue com a parceria inédita com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), o Ministério Público Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará (OAB-PA). Clique aqui e faça o download do material
Em sua terceira edição, o Voto Cidadão busca destacar entre os eleitores a importância de se escolher candidatos bons e comprometidos com a boa gestão pública. “Não indicamos partidos ou candidatos, mas sugerimos que os eleitores pesquisem e busquem referências sobre quem pretendem votar. Ficamos felizes com o desenvolvimento dessa ação, tanto que já estamos exportando o formato para outras Federações”, detalha José Conrado Santos, presidente do Sistema FIEPA.
Para o vice-presidente da OAB Pará, Alberto Campos, a iniciativa é uma forma de levar mais conhecimento ao público, respeitando suas diferenças . “Desde 2010 apoiamos essa ação do Sistema FIEPA e vemos como tem sido importante para incentivar a população a participar do processo eleitoral e não deixar de votar nas eleições. Esclarecimento é algo que todos devem ter acesso e esse projeto tem contribuído muito para isso”, avalia.
Já para o juiz eleitoral Marco Antônio Castelo Branco, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, a peça reforça o trabalho no Tribunal, que busca oferecer um processo eleitoral mais transparente e democrático ao eleitor. “O espetáculo mostra de forma simples, para que todos possam entender, como é fundamental todos exercerem o direito ao voto e como cada um pode ser um fiscal de como os impostos que todos nós pagamos são aplicados em benefício da sociedade”, falou.
De acordo com Alan Mansur, procurador da República no Pará, o Voto Cidadão é importante para que a população enxergue o valor da sua participação no processo de mudança social do país. “A peça teatral é uma forma dinâmica de mostrar a toda a população o quanto cada cidadão é fundamental para que tenhamos melhores representantes políticos. Procure se informar sobre o seu candidato, se ele realizou os projetos dos anos anteriores, se tem uma boa conduta, entre outros fatores que o classificam como um bom político”, disse.
Espetáculo - A primeira montagem da peça ‘Senhor Cidadão, Você é o Patrão’ aconteceu em 2010, durante a etapa inicial do projeto e recebeu o nome de ‘Somos os Patrões’. O texto da peça é uma adaptação da professora e escritora paraense Helena Girard, com base nos livros ‘Senhor Cidadão, Você é o Patrão’ e ‘A Força do Cidadão’, de autoria do superintendente do SESI no Pará, José Olimpio Bastos. “Desde a primeira montagem sabíamos que o Grupo Experiência estava fazendo algo inovador, afinal foi a primeira vez que, em 40 anos de história, encenamos uma peça encomendada pela indústria. Certamente o teatro é uma ótima forma de alcançar o público e o grande diferencial é a conscientização de uma maneira descontraída, objetiva e direta”, afirma Geraldo Salles, diretor do Grupo Experiência.
Além da peça teatral, o público tem acesso ao Voto Cidadão por meio de livros, cartilhas e vídeos educativos. “Todas as pessoas têm necessidade em conhecer seus direitos e deveres e, com esse projeto, buscamos levar mais conscientização à população, independente de sua classe social. Quando o país reflete sobre a importância das eleições é fundamental destacar, de maneira neutra e apartidária, a relevância de todos nós para a melhoria do país”, detalha José Olimpio Bastos, superintendente regional do SESI.
Fonte: Site do Sesi