Home / Notícias
No próximo dia (17), a Frente Paraense de Combate à Violência Obstétrica, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA, irá realizar o “I Workshop sobre Violência Obstétrica”.
Segundo a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA, Luanna Tomaz, o evento vai ser de grande importância. "O objetivo é combater esse mal com informação. Junto com diversas entidades, queremos dar informações a profissionais e mulheres, sobre o que é a violência obstétrica e como combater.”, explicou a presidente da comissão.
Ainda segundo ela, o workshop vai abrir novos caminhos para a erradicação desse problema. “Cada vez mais, são gritantes o aumento das cesáreas sem necessidade. O número das mulheres que morrem nesse momento do parto e a falta de conscientização da população é uma coisa que nos preocupa muito. Por isso, vimos a necessidade de combater esse mal com informação.”, finalizou Luanna.
Entenda
A violência obstétrica no Pará é um crime silencioso, que tira o direito da mulher na hora do parto. Por meio da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão da Mulher Advogada, a OAB/PA participou ativamente na criação da Frente Estadual contra Violência Obstétrica. O objetivo é inibir os maus tratos e conscientizar as mulheres que, até mesmo no parto, não têm seus direitos garantidos, além de apurar denúncias.
A Frente Paraense
O objetivo da frente, que foi criada no dia (25) de maio do ano passado, é combater ações que ferem à autonomia da mulher e violam seus direitos sexuais e reprodutivos, tais como: maus tratos, proibição de acompanhantes, procedimentos médicos e cirúrgicos sem consentimento informado, dentre outros.
Movimentos
Participam desse movimento o Conselho Regional de Psicologia, Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense, SESPA, Marcha Mundial de Mulheres, Ministério Público do Estado, Conselho Regional de Enfermagem e o movimento Pajeu e Parto do Princípio – Rede de Mulheres pela Maternidade.
Programação