Home / Notícias
A noite do segundo dia da VI Conferência dos Advogados do Pará iniciou com o painel “Violência de gênero: os Limites da Legislação”, cujas palestras foram proferidas pela professora doutora catedrática da Universidade de Salamanca, Maria Ester Quinteros, e o conceituado juiz paraense Elder Lisboa, no auditório principal do Hangar Centro de Convenções da Amazônia.
Dentre os vários pontos abordados, Maria Ester Quintero destacou que os índices de violência de gênero no Brasil são quatro vezes maior do que os registrados na Espanha. Mesmo assim, a professora observou que a violência de gênero é um grave problema social no mundo inteiro, principalmente na América Latina e na África.
Por conta disso, Ester Quintero assinalou que o Estado possui um papel muito importante no combate a esse problema, “pois deve amparar e indenizar as vítimas”. A conferencista lembrou ainda que os advogados também carregam uma parcela de responsabilidade nessa luta. “Os advogados já contribuíram bastante nesse sentido, mas podem fazer muito mais”, resumiu.
Elder Lisboa, por sua vez, enfatizou que “a mulher não sofre violência simplesmente por ser mulher. Vivemos em um mundo de uma medida só. Vivemos em um mundo historicamente patriarcal”.