Home / Notícias
Os casos recorrentes de violência contra advogados, que tem deixado o Pará em destaque como o estado, onde ocorre o maior número de assassinatos de profissionais de advocacia, foi pauta da vez na tarde de ontem, 23 de maio, dentro do Colégio de Presidentes de Comissões de Advogados em Início de Carreira, realizado em Belém – Pará.
De acordo com o presidente da Comissão de Jovens Advogados do Estado do Pará, Antonio Graim Neto, os casos de violência no Pará têm preocupado bastante os jovens advogados, que se sentem fragilizados, especialmente com a impunidade no estado, definiram algumas metas de ações para ajudar no combate a esses problemas.
Sobre estratégias de controle da violência contra advogados, foi aprovada por unanimidade entre os presidentes participantes do colégio foi a realização de uma campanha contra a violência sofrida por advogados e aproximação do cidadão com a advocacia. “O Presidente da Comissão de Jovens Advogados de Pernambuco deverá relatar o projeto da campanha, que posteriormente será levada aos conselhos seccionais e ao Conselho Federal da OAB.”, informou Graim.
Segundo ele, outra ação aprovada por unanimidade foi a proposta de federalização de crimes contra advogados, que será relatada pelo Presidente da Comissão do Acre.
Ainda sobre esse tema outra ações definidas foram: a proposta de manifestações de luto de Jovens Advogados, no Encontro Nacional de Jovens Advogados e na XXII Conferência Nacional dos Jovens Advogados e a de requerimento ao conselho federal de ampliação das propostas de integralização das forças de segurança publica para tratar de crimes relacionados ao exercício da advocacia;
Outros temas
Piso Salarial do Advogado Empregado: foi apresentada proposta de convidar o presidente do nacional do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados - CESA, Carlos Roberto Fornes Mateucci, para participar do Encontro Nacional de Jovens Advogados.
Simples Nacional: Foi aprovado por unanimidade que sejam encaminhados votos de aplausos ao Conselho Federal da OAB pela atuação constante para a inclusão da Advocacia no Simples Nacional.
Inclusão das Comissões de Advocacia em Início de Carreira no Orçamento Anual das Seccionais: foi apresentada a proposta de encaminhar recomendação aos Conselhos Seccionais para que ofereçam apoio incessante para os projetos das Comissões de Advocacia em Início de Carreira, inclusive com aporte financeiro e a proposta de envio de requerimento aos Conselhos Seccionais para que possam garantir a participação dos Presidentes das Comissões de Advocacia em Início de Carreira no Colégio de Presidentes de Comissões de Advocacia em Início de Carreira e no Encontro Nacional do Jovem Advogado.
Estiveram presentes na reunião os Presidentes dos seguintes Estados: Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Fotos: Paula Lourinho