Home / Notícias
Jader Kahwage esteve em Marabá e participou da caminhada que fez parte da programação referente à mobilização em favor da Justiça do Trabalho, cuja saída ocorreu hoje pela manhã da sede da subseção da OAB em Marabá em direção ao Fórum da Justiça Trabalhista no município. O presidente da Amatra 8, Pedro Tupinambá, também participou do ato, assim como todos os juízes e servidores da Justiça do Trabalho, advogados e representantes de sindicatos.
Organizada pela subseccional local em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA. A mobilização teve início ontem à tarde, na sede da subseção da OAB em Marabá, Com debates entre juízes de Marabá, sindicatos, advogados e outras entidades acerca das propostas de reforma trabalhista, previdenciária e cortes no orçamento da Justiça, a movimentação contou com a participação de advogadas (os), estudantes e servidores públicos.
Na oportunidade, houve apresentação aos presentes do corte que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 promoveu em torno de 90% nas despesas de investimento e de 30% nas de custeio no orçamento da Justiça do Trabalho. Sindicatos, advogados e magistrados externaram a mais profunda preocupação com os graves cortes no orçamento e com as dificuldades político-sociais que atualmente afligem o país, sendo ressaltado pelos magistrados que com essa situação, acumulada com a aprovação da PEC 241, a atuação da Justiça do Trabalho de Marabá permanecerá prejudicada por um bom tempo, bem como não haverá previsão para construção do novo prédio do Fórum Trabalhista no município.
Membros
O evento contou ainda com a presença do presidente da subseção de Marabá, Haroldo Gaia, do tesoureiro subseccional, Phillipe Ferreira, o secretário-geral, Maurilio Ferreira, o conselheiro seccional da OAB/PA, Adebral Favacho, as conselheiras subseccionais Andrea Bassalo, Claudia Chini e Liliane Costa, além de vários membros de comissões temáticas da subseção marabaense.
Presença
Também participaram a diretora do Fórum Trabalhista, Marlise de Oliveira Laranjeira Medeiros, acompanhada dos magistrados que atuam nas Varas do Trabalho de Marabá, Harley Wanzeller Couto da Rocha, Vinicius Augusto Rodrigues de Paiva, Circe Oliveira Almeida, Jônatas Dos Santos Andrade.
Todos debateram a respeito da causa e parabenizaram a iniciativa da Ordem, ressaltando a importância de debates nesse sentido, principalmente com a participação da sociedade civil e entidades de classe.
Vários representantes de sindicatos de Marabá estiveram presentes, como o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Neiba Nunes Dias, o diretor do Sindicato dos Bancários do Pará, João Taiguara Furtado, o vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras – CTBAPA, Cleber Rezende, o presidente do Sindicato dos Professores da Rede Particular – SINPRO, Samuel Araújo, o diretor regional do Sindicato dos Urbanitários, Otávio Barbosa de Sousa, e o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Marabá, João Pereira de Sousa, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Jacundá, Goianésia e Nova Ipixuna, Rosana Nascimento.