Home / Notícias

VI Conferência dos Advogados: OAB apresenta patronos do evento e o hino do Advogado

Após o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Carlos Lamachia, abrir oficialmente a VI Conferência dos Advogados do Pará, o diretor geral da ESA e coordenador científico do evento, Jeferson Bacelar, deu boas vindas aos participantes.

Diante do auditório do Hangar Centro de Convenções da Amazônia lotado, o professor Jeferson Bacelar ressaltou que “a conferência discutirá teses e diretrizes que nortearão o mundo jurídico paraense nos próximos anos”.

Para o coordenador científico, a conferência possibilitará “uma troca de experiências jurídicas e debate de temas relevantes para a advocacia paraense e, consequentemente, para sociedade do nosso estado”.

Ao destacar a grandiosidade do evento, que contará com dois conferencistas internacionais, vinte nacionais e conceituadas personalidades do mundo jurídico paraense, o professor salientou que a conferência permitirá “lançar um olhar amazônico sobre questões nacionais”.

Segundo Bacelar, congregar toda a classe jurídica do Pará foi o grande objetivo da Conferência. "Os desafios para a efetivação dos direitos fundamentais são enormes.", disse, ele e completou: "A OAB acredita que apenas com união - ainda que prevaleçam diferenças, é que conseguiremos enfrentar os gigantescos embaraços que existem para que o Estado de Direito e a Democracia sejam realmente vivenciados em nosso cotidiano."

Para Jeferson, os advogados são designados constitucionalmente como essenciais à administração da Justiça, e neste ano, estamos reassumindo a condição de protagonistas da história. "Alguns acham que a OAB deveria se ater à luta pelos interesses corporativos da advocacia. Mas a sociedade paraense e brasileira espera e exigem de nós muito mais. Não frustraremos tão elevada expectativa."

Para finalizar, Bacelar afirmou que “a diretoria seccional da Ordem no Pará e a organização do evento não mediram esforços para oferecer a melhor conferência de todos os tempos, pois é isso que a classe jurídica da nossa região merece”. Depois do pronunciamento do coordenador científico da VI Conferência dos Advogados do Pará, Jeferson Bacelar, os patronos do evento receberam uma justa homenagem.

Os advogados Domingos Emmi e Edilson Silva foram os escolhidos pela organização da conferência e pela diretoria da seccional paraense.

Ao longo da sua carreira, Domingos Emmi prestou relevantes serviços à advocacia e à sociedade paraense, assim como Edilson Silva, que é ex-presidente da OAB/PA e membro honorário vitalício da instituição.

Outra homenagem prestada aos patronos e demais advogados presentes na abertura oficial da conferência foi a primeira audição do "Hino do Advogado", cujas letra e melodia são de autoria do compositor santareno Vicente Malheiros - desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. O hino foi executado pela cantora Thaina Sousa, acompanhada da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes.

Comenda

Em seguida, cerca de noventa personalidades foram agraciadas com a Ordem do Mérito Advocatício, a maior honraria concedida pela OAB do Pará.

Dentre os condecorados estão lideranças da advocacia nacional, de Belém e do interior do Pará, chefes de poderes, lideranças sindicais, parlamentares, gestores públicos, autoridades policiais, promotores, procuradores de Justiça e empresários.

 

HINO AO ADVOGADO
Letra e música: Vicente José Malheiros da Fonseca – Desembargador do TRT8
Belém (PA), 1º de junho de 2014

I
Em defesa da cidadania
Surge a voz que anuncia o clamor;
Se a demanda fatal principia
Longe vai sem qualquer destemor.

Refrão
Profissão indispensável à Justiça,
Guardião da liberdade, afinal,
Salve! Salve! Advogados do Brasil!
Paladinos do Direito,
Mensageiros da esperança.
Salve! Salve! Salve! Defensor do cidadão!
Guarda a ética e a independência,
Que sublime função social!

II
Este hino ao advogado
É a canção da homenagem que faz
Do patrono tão abnegado
Mandatário do amor e da paz.

Refrão
Profissão indispensável à Justiça,
Guardião da liberdade, afinal,
Salve! Salve! Advogados do Brasil!
Paladinos do Direito,
Mensageiros da esperança.
Salve! Salve! Salve! Defensor do cidadão!
Guarda a ética e a independência,
Que sublime função social!

Final
Salve! Salve! Advogados do Brasil!
Salve! Salve! Defensor do cidadão!
Tua conduta inviolável, essencial,
Garantia do processo, a melhor proteção.


Fotos: Carlos Borges e Paula Lourinho

Anexos