Diante de representantes de sete instituições de ensino da região metropolitana de Belém, em reunião realizada dia 02 de maio, o presidente Jarbas Vasconcelos afirmou que o evento só alcançará sucesso com intenso envolvimento da academia. “Não queremos ter o sucesso com um amontoado de inscrições de advogados e estudantes. Nós queremos ter qualidade e atingir cada instituição de ensino, cada segmento da advocacia”.
No encontro, Vasconcelos anunciou que visitará as instituições, a parti desta semana, para reforçar a importância de suas respectivas participações e ressaltou a relação propositiva que a OAB tem estabelecido com as instituições de ensino superior no Pará. “Nós continuamos a manter essa perspectiva de um dialogo produtivo com todas as instituições de ensino, buscando nos aproximar simbolicamente e fisicamente. São diversos momentos que nós temos interagido”.
O presidente esclareceu ainda que o evento é uma previsão estatutária, regimental, que prevê a realização de uma conferência trienal dos advogados. Além disso, Jarbas informou que a pretensão do Conselho Federal da OAB é promover a maior conferência nacional dos advogados de todos os tempos, reunindo pelo menos 25 mil pessoas. “Pra que a conferência seja grande, as conferências estaduais devem ser grandes. Pra isso, queremos que haja a participação dos advogados do interior, das subseções”, acrescentando que haverá dois horários destinados à discussão de violência contra advogados no mundo, Brasil e Pará.
ESA
O diretor geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/PA, Jeferson Bacelar, também acredita que a participação das instituições de ensino superior é crucial para o sucesso da conferência. “Sem o apoio dos gestores, coordenadores, que têm responsabilidade de comandar os acadêmicos de Direito, não poderemos contar com aquele brilho, aquele vigor dos bacharéis. Os futuros advogados estão nas academias. Por isso, o nosso objetivo é que eles (coordenadores) sejam parceiros tanto na divulgação do evento quanto na própria promoção e composição das mesas e painéis”, salientou.
Bacelar ainda destacou que a VI Conferência dos Advogados do Estado do Pará abrigará o Fórum das instituições de ensino superior. “Na oportunidade, os coordenadores e gestores irão debater o presente e o futuro das da educação jurídica em nosso estado”, explicou. Na reunião, estiveram presentes representantes da Unama, Cesupa, UFPA, FCAT, Estácio/FAP, Fibra e Famaz. A Conferência será realizada entre os dias 10 e 12 de setembro, no Hangar Centro de Convenções das Amazônia.
Fotos: Paula Lourinho