Home / Notícias
Solenidade foi realizada na noite de quarta-feira (21), na sede do Silogeu Paraense, em sessão especial que comemorou o “Dia Nacional das Academias de Letras do Brasil”. O 1º lugar de cada categoria ganharam R$ 1.000,00 e certificado; 2º e 3º colocados receberam troféu e certificado; o 4º colocado recebeu menções honrosas. As inscrições foram gratuitas.
Criado em parceria com a Academia Paraense de Letras, o projeto contemplou o gênero poesia (concebido nas vertentes: Lírica, Regional e Filosófica), nas categorias feminino e masculino. Objetivo é estimular e divulgar o potencial poético da classe jurídica do Pará. Competição deverá ser expandida nos próximos anos.
Conselheira seccional, a advogada Bruna Koury representou o presidente Alberto Campos e se pronunciou em nome da instituição na cerimônia. Após parabenizar todos os participantes, a conselheira ressaltou que quatros instituições incentivaram a poesia neste ano: OAB-PA, Academia Paraense de Letras, Secretaria da Cultura e Fasepa. Para celebrar a noite, Koury presentou os presentes com a leitura da poesia “Deleção Premiada”, de autoria do advogado Rafael Clodomiro.
Na oportunidade, o Coral “Maestro Isoca”, da caixa de Assistência dos Advogados do Pará, entoou o hino ao advogado, composição do desembargador Vicente Malheiros, e outras canções de conceituados músicos paraenses. Os advogados Oswaldo Coelho e Antônio Miranda, presidente e diretor-tesoureiro da CAA-PA, respectivamente, prestigiaram a solenidade.
Presidente da Comissão de Arte e Cultura da OAB-PA, Leny Carvalho também marcou presença na cerimônia de premiação, assim como a conselheira seccional e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Patrícia Rocha, e o Procurador Regional-Adjunto de Prerrogativas, Luiz Carlos Pina Mangas Júnior.
Presidente da Academia Paraense de Letras, Alcyr Meira elogiou o fato de a parceria firmada entre as duas instituições já “colher frutos importantes” no trabalho de engrandecimento e fortificação da arte das letras em solo paraense. “Devemos trabalhar juntos pelo engrandecimento das letras e difusão não somente da poesia, mas partir para outro tipo de concurso literário”, sugeriu.
Convênio
No dia 03 de maio deste ano, a OAB-PA celebrou parceria com a Academia Paraense de Letras. O objetivo é o desenvolvimento conjunto de atividades culturais, como a instituição de concursos, realização de conferências, seminários, congressos, e publicação de revistas e obras literárias. Nesse contexto, está contemplado o I Concurso de Poesias da OAB-PA.
A seguir, confira a lista de premiados:
CATEGORIA MASCULINA :
1º lugar SOMOS ADVOGADOS : Jose Jorge de Andrade Alencar Junior – OAB/PA 24521 .
2º lugar: O ROSTO DA MEDUSA : Rodrigo Garcia OAB/PA 15833
3º lugar: BELÉM REVISTADA : Ivanildo Ferreira Alves OAB/PA 19.922
4º lugar PERSONA : Robson Heleno OAB/PA 24027
5º lugar DESVENDANDO MISTÉRIOS – Ariane Gonçalves Martins OAB/PA 19.320
6º lugar : A ONÇA EMANUEL AUGUSTYO OAB/PA 11.106
7ª LUGAR MARIAS : Jose Maria Viana – OAB/PA 5842
8º ASSASSINATO Robson Heleno – OAB/PA 24.027
9º lugar : NOSSO PLANO : José Maria Viana OAB/PA 5842
10º lugar : LUZ, CÂMERA, AÇÃO : Cesar Escócio OAB/PA 6240
CATEGORIA FEMININA :
1º LUGAR : A BAILARINA – Liliane Silva; OAB/PA 17677
2º lugar: TEMPOS DE PAZ INTERIOR –FÉ : Ana Amazonas OAB/PA 18666-B
3º lugar: ESTA SOU EU – Silvia Mary Cardoso de Almeida OAB/PA 1282
4º lugar ABCEGO : Yasmin Pamponet As OAB/PA 25040
5º lugar MENINOS FEITO DE NADA : Zenilde Rodrigues Soares OAB/PA 1282
6º lugar : CRÁTILO : Liliane Silva OAB/PA 17677
7ª LUGAR : ADORMECEU : Débora Vieira OAB/PA 8024-E
8º lugar : EXCEÇÕES : Ana Glaucia Bentes de Souza OAB/PA 23555
9º lugar : O OLHAR : Aline Santos OAB/PA 19343
10º lugar : A TAÇA E OS PÉS – Debora Vieira OAB/PA 8.024-E