Home / Notícias
Após empossar o advogado José Heiná na subseção de Abaetetuba, o presidente Jarbas Vasconcelos aproveitou para visitar as obras de construção da Universidade Católica de Abaetetuba, que ficará instalada na rua 15 de agosto, ao lado do Escola Estadual São Francisco Xavier, próximo à Diocese do município.
Na oportunidade, Jarbas esteve acompanhado de José Heiná e de Eva Franco e Betânia Fidalgo - que prestam serviço de consultoria durante o período de instalação da UCA.
OAB
O presidente Jarbas Vasconcelos informou que caberá à OAB, por meio da Comissão de Ensino Jurídico, efetuar uma inspeção, elaborar um relatório e emitir um parecer favorável ou não à oferta do curso de Direito na referida universidade.
De acordo com Betânia Fidalgo, o objetivo é oferecer ainda cursos de Educação Física, Administração e Ciências Contábeis. Ainda segundo a consultora, a pretensão é disponibilizar cursos de pós-graduação em Gestão, Saúde, Direito e Educação, todos em parceria com a PUC Virtual Católica do Brasil. A Mestre em Educação revelou que a iniciativa é encabeçada pela Diocese de Abaetetuba, sob o comando do bispo Dom Flávio. “A finalidade é proporcionar uma formação com viés católico”.
Levantamento
A professora Eva Franco, por sua vez, explicou como o processo de instalação da UCA está sendo conduzido. “Fizemos um estudo geopolítico para mostrar a necessidade local. Com isso, foi definido que será oferecido um curso com ênfase em Direito Ambiental e Desenvolvimento. Entre outras coisas, servirá para levantar o debate de como o manejo de uma atividade ambiental pode contribuir no desenvolvimento?”, comentou.
Em breve explanação aos advogados e autoridades presentes no almoço oferecido pela subseção local, a professora demonstrou confiança na instalação do curso. “Nos próximos meses, inspetores do MEC (Ministério da Educação) estarão aqui. No 2º semestre, uma comissão de avaliação indicará se há viabilidade para termos o 1º curso de Direito de Abaetetuba”.
Núcleos