Home / Notícias

Um bragantino foi o grande vencedor da corrida dos advogados

Em plena manhã do Dia dos Pais, primeiro domingo depois da temporada de veraneio de julho, cerca de 1.600 pessoas, de diversas idades variadas participaram hoje (8) de manhã da 8ª Corrida e Caminhada do Advogado pelas ruas do centro de Belém, abrindo a programação da Semana do Advogado, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Pará.

A corrida teve 1.300 participantes em um percurso de oito quilômetros e a caminhada reuniu 300 pessoas em quatro quilômetros de itinerário, com saída e chegada no Largo da Trindade, onde funciona a sede da OAB-PA.

O grande vencedor da corrida, na categoria masculino, foi o atleta bragantino Rosivaldo Moreira da Silva, com tempo de 23’50’’. “Treino todos os dias, acredito que todo esforço valeu, principalmente no dia de hoje”, declarou o campeão. Com a diferença de apenas dois segundos, o segundo lugar ficou José Maria Almeida.

Na categoria feminino, Edna Oliveira levou a melhor, realizou a prova em 28’13’’ e deixou o segundo lugar para Elivani dos Santos com 28’34’’.

Na categoria advogado, o vencedor foi o triatleta Antônio Carlos Gomes Junior, com o tempo de 31’16’’. Ele comemorou mais uma vitória, porém o presente foi outro. “Apesar da vitória, meu melhor presente é estar ao lado da minha família e amigos que vieram torcer por mim”, declarou.

A advogada Danielle Nunes Valle, comemorou o bicampeonato na categoria advogada, com 39’07’’. “É um privilégio participar pela quarta vez do evento, ainda mais levando por duas vezes consecutivas a vitória”, disse.

O segundo lugar ficou para a advogada Emina dos Santos, que concluiu a prova em 41’04’’. Foram meses de organização de um dos principais eventos esportivos de Belém para que toda a infraestrutura, socorro, premiação, largada, som, assistência nutricional e pegada ecológica estivessem preparadas para garantir um evento tranqüilo aos atletas.

“A expectativa de um evento importante como este é que cresça cada vez mais, contribuindo para uma vida saudável e para a sociedade paraense”. declarou Jarbas Vasconcelos, Presidente da Ordem.

Promovido pela OAB-PA, um dos principais eventos esportivos de Belém garantiu a organização e tranqüilidade do evento tendo o apoio de diversos parceiros como Prefeitura de Belém, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, MARKO Engenharia, Y.Yamada, Computer Store, Federação Paraense de Atletismo, Academia Pelé Club e Faculdade de Castanhal.

Caminha dos Advogados

Centenas de inscritos participaram da caminhada do advogado. Vários conselheiros da Ordem se inscreveram e concluíram o percurso. Não existe uma classificação para a caminhada, o que permite que todos sejam vencedores, porém não podemos deixar de registrar que o primeiro advogado a cruzar a linha de chagada foi o presidente da Comissão de prerrogativas, Edilson Santiago.

Pegada Ecológica

Para mostrar compromisso com a preservação do meio ambiente, um dos grandes diferenciais que a corrida do advogado trouxe este ano foi a Pegada Ecológica. Com o objetivo de neutralizar a emissão de gases do efeito estufa durante o evento, tudo o que foi consumido pelos participantes em geral foi monitorado e coletado e, toda informação coletada resultará num número de árvores que deverão ser plantadas para neutralizar a emissão de CO² no decorrer da corrida.

Como prova disso antes do início da corrida, uma muda de Ipê amarelo foi plantada na Praça Barão do Rio Branco, em frente à Ordem. “Nossa proposta é realizar um evento organizado, sobretudo, ecologicamente correto. Uma demonstração do compromisso da Ordem com a preservação do patrimônio público, com  o cuidado pelo atleta, pelos participantes e com o respeito ao ecossistema.”, disse Raphael Vale, Conselheiro seccional da Ordeme coordenador geral do evento.

Ao término da corrida o conselheiro percorreu todo o percurso novamente e para sua surpresa, “era como se não tivesse acontecido a corrida agora pela manhã”, disse ele, “todo o percurso estava limpo, sem nenhum copo plástico, garrafa ou papel pela rua. Isso é que é trabalho de equipe!”, concluiu Raphael.

Anexos