Home / Notícias
Iniciou na manhã desta segunda-feira (08), em caráter experimental, o novo sistema de controle de acesso ao TRT8. A partir de agora, para ter acesso às dependências do Tribunal e Fórum Trabalhista de Belém será necessário passar por detector de metal e mesa de raio-x.
Estas e outras medidas adotadas na 8ª Região, estão definidas na Resolução 176/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário. Conforme a resolução, não precisam passar pelos equipamentos instalados os magistrados e servidores do TRT8, e os previstos no inciso III, do Art. 3ª, da Lei nº 12.694/2012 (integrantes de missão policial, a escolta de presos e os agentes ou inspetores de segurança próprios). Importante destacar que os servidores precisam se identificar através de seus crachás, sem o qual a passagem pelo portal detector de metais será obrigatória.
“Nesse primeiro momento, a intenção é realizar esses procedimentos de acesso com detector de metal e raio-x, e ao mesmo tempo realizar uma campanha educativa, trabalhando para informar a necessidade dos servidores de se identificar” explicou João Vasconcelos Carvalho, assistente da Divisão de Segurança do Tribunal. “Nessa primeira semana, a intenção é mais educativa. Estamos trabalhando com monitoramento num nível menor, mas isso não impede que artefatos como tesouras e outros objetos sejam identificados”.
A Divisão de Segurança informou, também, que materiais como bolsas, mochilas e pochetes serão submetidos ao raio-x e, caso sejam achados objetos considerados inadequados, serão retidos na Seção de Segurança “e posteriormente iremos identificar a razão do uso e, se for o caso, fazer o encaminhamento para o órgão competente”, informou João Vasconcelos.
A partir de hoje, também, só poderão ter acesso ao TRT8 pela Av. Senador Lemos os servidores devidamente identificados com crachá, e a entrada dos terceirizados passará a ser feita exclusivamente pela Trav. Dom Pedro I, onde deverão passar pelos equipamentos de controle de acesso. O TRT8 publicou, no último mês, a Portaria GP nº 752, que dá suporte aos novos procedimentos adotados, na qual estabelece rotinas no controle de entrada/saída de pessoas, materiais e veículos nas dependências dos prédios da Justiça do Trabalho na 8ª Região, bem como normas de conduta aos servidores da área de segurança e vigilância.
O funcionamento do portal de segurança começa diariamente das 06h40 até 15h, ao final do expediente. Também segundo a Portaria GP nº 752, os servidores que precisarem ficar após 18h devem informar o setor de segurança.
Fonte: TRT8