Home / Notícias

TRT8 apresenta nova versão do PJe para advogados e servidores do MPT

Curso-PJE-TRT_15

Na sexta-feira, 27, advogados e servidores do Ministério Público do Trabalho da 8ª Região tiveram a oportunidade de conhecer a nova versão 1.4.8.1 do Processo Judicial Eletrônico (PJe), implantado no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região no início deste mês.

Curso-PJE-TRT_26O facilitador do curso e palestra sobre a nova versão foi o servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Antônio Carlos dos Santos, que participou da implantação do PJe na Justiça do Trabalho. De acordo com ele, esta nova versão do sistema foi lançada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para resolver alguns problemas que vinham ocorrendo e se repetindo ao longo do tempo. “Nesta nova versão, os problemas foram sanados, o sistema está mais estável e este é o principal ganho”, comentou.

Durante a parte da manhã, cerca de 25 servidores do MPT conheceram as funcionalidades da nova versão. Para Francisco Guedes, assistente da Procuradoria no 2º grau, essa nova versão do PJe está trazendo novas perspectivas de se trabalhar com o Sistema. “É uma nova realidade, que está trazendo uma série de novas funcionalidades que vão auxiliar muito em nosso trabalho de secretaria, dando um suporte adequado ao trabalho que estamos desempenhando”, comentou.

Para a servidora do MPT, Raquel Trindade, assessora da Procuradora Chefe, que ainda não conhecia o Sistema e passará a utilizá-lo a partir desta nova versão, o curso foi de grande importância. “Gostei muito do curso. Achei as novas funcionalidades bem interessantes, que vão nos permitir resolver até algumas pendências que tínhamos”, afirmou.

Curso-PJE-TRT_31Com a implantação desta nova versão na 8ª Região, o TRT8 vêm trabalhando no sentido de preparar o maior número possível de agentes que atuam com o Sistema PJe, para que a Justiça do Trabalho na Região seja a mais eficiente possível em sua prestação jurisdicional, conforme destaca o Desembargador do Trabalho Francisco Sérgio Silva Rocha, Coordenador do Comitê Gestor do PJe na 8ª Região. “A 8ª Região está refletindo um esforço conjunto da Justiça do Trabalho do Brasil, na implantação do Processo Judicial Eletrônico como instrumento único e nacional para a solução dos processos trabalhistas. Para isso, atuamos em várias frentes de trabalho: internamente com a padronização de expedientes, que está sendo levada a cabo por uma equipe de diretores de secretaria; em vista ao atendimento de nosso usuário externo, membros e servidores do Ministério Público do Trabalho e Advogados, levando ao conhecimento destes as funcionalidades novas que estão sendo implementadas; as melhorias nas versões e a estabilidade no sistema. Todos estamos fazendo um grande esforço no sentido de tornar o PJe mais amigável e a sua implantação uma processo mais fácil, mais tranquilo”.

Curso-PJE-TRT_13Durante a tarde, dezenas de advogados participaram da palestra “As novidades da atualização do PJe – Versão 1.4.8.1”, que foi também transmitida em tempo real pelo Portal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, na internet. O evento foi aberto pela Presidente do TRT8, Desembargadora do Trabalho Odete de Almeida Alves, que evidenciou a parceria que existe entre o Tribunal e a OAB. “Nós, os magistrados do trabalho da 8ª região, estamos sempre de mãos dadas com a OAB e entendemos as dificuldades que aparecem na vida do advogado com a utilização do PJe. É uma mudança radical, que está acontecendo e todos precisam se preparar para ela, por isso estamos aqui hoje”, comentou.

Curso-PJE-TRT_28Para o representante da OAB-PA, Secretário Geral Jader Kahwage, esta parceria é de extrema importância para que os advogados tenham acesso às informações relativas a nova versão do PJe. “Ficamos muito satisfeitos e a gente compreende que o Tribunal também tem interesse que o PJe funcione da melhor forma possível. Esta parceria para nós é muito importante, pois não teríamos condições de trazer um técnico desta qualidade para explicar a nova versão do Sistema. Vamos passar este conhecimento para o máximo de advogados que a gente puder”. Representante da OAB-PA no Comitê Gestor do PJe na 8a Região, Amadeu Vidonho Jr. destaca que "essa nova versão traz uma série de novidades que vão ajudar o advogado e esta apresentação fará com que os advogados fiquem cientes do que foi alterado, do que vai melhorar, e possam novamente dar suas contribuições para melhorar ainda mais o sistema".

Considerado os públicos atingidos com o curso e a palestra realizados nesta sexta-feira, o facilitador Antônio Carlos dos Santos, destaca como sendo os principais benefícios da nova versão para eles o uso do PDF e a consulta através de login e senha. “Para os advogados, um ganho é o peticionamento em PDF. Não precisa mais o advogado digitar suas petições no PJe, pois tem um recurso de anexar tudo em PDF, facilitando bastante e preservando a identidade visual do escritório, da marca do advogado. Para o Ministério Público podemos destacar as consultas de processos, seja em que instância for, que podem ser realizadas no painel do procurador, e, tanto advogados como procuradores, têm o recurso de login e senha para consultar o processo de qualquer lugar, sem necessidade de certificado digital. Estes são os grandes ganhos desta nova versão para as duas partes”, finalizou.

Fotos: Paula Lourinho
Fonte: Ascom TRT8

Anexos