Home / Notícias
Ação do Judiciário ocorrerá no período das festividades do Círio
O Juizado Especial estará presente no Aeroporto Internacional, no Terminal Hidroviário do Porto de Belém e no Terminal Rodoviário de São Braz, durante o período das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A partir do dia 8, uma equipe estará a postos no aeroporto e, no dia seguinte, os trabalhos começam a ser realizados também no terminal hidroviário. A ação, que também estará presente no Terminal, segue até o dia 15 de outubro.
Segundo a coordenadora dos Juizados Especiais, desembargadora Diracy Nunes, o objetivo é orientar e tentar solucionar possíveis conflitos que possam surgir entre passageiros e empresas. Para isso, os juizados também contarão com a presença de conciliadores. “A partir do dia 8 de outubro, vamos receber um grande número de pessoas. Não só de paraenses que estão fora, mas também pessoas que vêm de outros Estados para assistir a festa do Círio. Nós vamos estar presentes no sentido de colaborar, ajudar e orientar essas pessoas e, até se for o caso, resolver conflitos que surjam no momento, desde que as partes entrem em acordo”, explicou.
Entre as reclamações mais frequentes, estão as de atraso e cancelamento de viagens e extravio e demora na entrega de bagagem. A presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Luiza Nadja Guimarães Nascimento, falou sobre a satisfação de contribuir com a pacificação social nesse período. “O Poder Judiciário vivencia anualmente essa grande festa que é o Círio de Nazaré. E nós não podemos nos esquivar de estar presentes no porto e no aeroporto porque eles são bem mais movimentados nesse período”.
A presidente também falou sobre os benefícios da ação. “Temos que estar presentes nesses dois momentos para que, caso seja necessário a nossa presença, em razão de algum fato que aconteça, eles fiquem tranquilos, que estaremos lá. E eu estou muito feliz de poder, na presidência deste biênio, proporcionar um espaço para o nosso jurisdicionado quando necessário”.
O lançamento da ação do Juizado no aeroporto será no dia 8 de outubro, às 13h. Já no Terminal Hidroviário, será às 9h. Estarão presentes nas cerimônias, além de a presidente do TJPA e da coordenadora dos Juizados Especiais, a coordenadora da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), desembargadora Odete Carvalho, e o juiz auxiliar da Coordenadoria dos Juizados Especiais, Cristiano Arantes.
Texto: Vanessa Vieira
Foto: TJPA / Ricardo Lima