Home / Notícias

TJPA - Odete Carvalho toma posse no desembargo

Presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos participa da solenidade administrativa realizada no Salão Nobre da Corte

1961-Desa.-Odete-Carvalho-durante-discurso-de-posseEm sessão solene realizada nesta quinta-feira, 6, foi empossada a mais nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Pará, Odete da Silva Carvalho, que chega ao Judiciário após 29 anos de magistratura. Ela assume a cadeira deixada em aberto com a aposentadoria da desembargadora Eliana Abufayad, que se aposentou em agosto de 2013. A cerimônia de posse, presidida pela desembargadora Luzia Nadjia Guimarães, presidente do TJPA,  contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, magistrados, servidores do Judiciário e familiares da empossada.
Fizeram parte da mesa oficial, além de diversos membros da corte, o presidente da OAB - Seção Pará Jarbas Vasconcelos, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Márcio Miranda, o Comandante Militar do Norte, general do Exército Osvaldo de Jesus Ferreira, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargadora federal Odete de Almeida Alves, procurador Geral do Estado, Caio de Azevedo Trindade, o defensor público Geral do Estado, Luis Carlos de Aguiar Portela e o procurador geral de justiça em exercício, Jorge de Mendonça Rocha.
A nova integrante do TJE foi saudada, em nome do TJPA, pela desembargadora Elena Farag, última empossada no cargo antes de Odete. “Hoje é um dia muito feliz para esta corte e eu fico muito feliz de prestar esta homenagem à desembargadora Odete em nome do Tribunal. Odete, sinta-se muito bem vinda entre nós. Vossa Excelência sabe que a sua nomeação foi demais aguardada por todos deste Tribunal. Seu desempenho até hoje só tem desenvolvido reiterados elogios”, ressaltou Elena Farag.
Em seu discurso (ouça na íntegra aqui), Odete Carvalho agradeceu a confiança pela escolha de seu nome para integrar o Pleno do Tribunal. “Passei esta vida inteira dedicada à causa pública para fazer do meu trabalho o meu instrumento de prazer. Desde pequena me ocupei de trabalho porque na imensa pobreza onde eu nasci não tinha espaço para o ócio e as lamentações. E, mesmo assim, éramos muito felizes”, revelou. Ao longo da sua fala, ela relatou as dificuldades que passou até a sua formatura em direito, como quando foi estudar de graça na melhor escola de Abaetetuba graças à sua mãe, que pediu às freiras responsáveis pela escola uma bolsa, e quando ela decidiu ser médica, porém, abandonou a ideia por conta dos altos preços dos livros de medicina, que estavam fora do seu alcance financeiro.
1967-Entrega-de-honraria-a-nova-desembargadora“Quis o destino que eu me tornasse da área do direito e assim segui através de concursos público por diversos cargos. Eu sempre gostei muito dos lugares por onde eu passava. Desde a comarca de Ananindeua, quando comecei a trabalhar na infância e na juventude, esse passou a ser o meu maior foco. Recentemente, já na 2ª Vara da criança e do adolescente da capital, me despedi de minhas funções com muita saudade, mas com a sensação de dever cumprido. Pretendo continuar atuando nessa função, que é fundamental na construção de uma sociedade melhor, mais justa e mais fraterna. Exercitei a humanidade que aprendi com meus pais e que pude devolver ao mundo durante a minha caminhada”, explicou a desembargadora Odete Carvalho.
Já o presidente da OAB Pará, Jarbas Vasconcelos, lembrou da vasta experiência da magistrada (ouça o discurso na íntegra aqui). “A desembargadora Odete traz a este Tribunal a experiência de uma longa trajetória no mundo jurídico. Ela já percorreu as mais diferentes carreiras jurídicas: foi advogada, delegada e promotora antes de ser juíza de direito. E por todos os lugares por onde passou sempre teve o seu trabalho notado”.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa 
Texto: Anna Carla Ribeiro 
Foto: null / TJPA / Ricardo Lima

Anexos