Home / Notícias

TJPA - Edinéa Tavares toma posse no TJPA

2515-Desa.-Ednea-Tavares-em-discurso-de-posseO Conselheiro Seccional Carlos Kayath representou a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA), na cerimônia.

A nova desembargadora Edinéa Oliveira Tavares, que chega ao segundo grau do Judiciário após quase 29 anos de serviços prestados à magistratura, tomou posse nesta quinta-feira, 24. Ela assume a cadeira deixada em aberto com a aposentadoria da desembargadora Raimunda do Carmo Gomes Noronha. A cerimônia de posse ocorreu no plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares, no edifício-sede do TJPA, e contou com a presença de autoridades, magistrados, servidores do Judiciário e familiares da magistrada.

Em sessão solene presidida pela desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, a nova integrante do TJPA, após o juramento de honradez à Corte, foi agraciada pela presidente com a comenda Ordem do Mérito Judiciário. Edinéa Tavares foi saudada, em nome do TJPA, pela desembargadora Odete Carvalho, que também ascendeu ao desembargo recentemente. “Seja muito bem vinda. Esta agora é a sua casa. Nós, que atravessamos a nossa vida em meio a tantas varas e comarcas, sabemos o que significa alcançar o desembargo. Uma vida inteira dedicada à justiça sempre terá mais montanhas a escalar. Hoje, aquilo que parecia distante, ganhou dimensões reais. Uma nova série de desafios se abre à sua frente. Reconheço no seu trabalho os instrumentos transformadores de uma sociedade”, ressaltou.

Em nome do Ministério Público do Estado, o procurador-geral de Justiça em exercício, Jorge de Mendonça Rocha, também deixou claro que a chegada de Edinéa ao desembargo foi consequência de muita competência. “São quase 29 anos de função judicante. Gostaria de destacar que, como magistrada, foi a juíza que mais conferiu sentenças neste Estado: foram 18 mil sentenças e 50 mil decisões interlocutórias, de acordo com o Sistema Libra. Em seu currículo, sempre foram atribuídas excelentes pontuações referentes ao seu desempenho e à sua conduta ética”, destacou.

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA), o conselheiro Carlos Kayath lembrou a atuação da nova desembargadora antes de assumir a magistratura. “O número da inscrição de Edinéa Tavares na OAB é o 1377. Foram 12 anos de atuação como advogada antes de ingressar na magistratura, período necessário para ela adquirir uma eficiência fundamental. Foi uma juíza que lutou durante 12 anos pela advocacia e o direito dos cidadãos. Observando toda a sua longa trajetória, lembro-me do que os mestres de direito dizem: que a inteligência de um juiz é importante, mas que, antes disso, ele precisa sintetizar o bom senso”.

Emocionada, Edinéia Tavares agradeceu as saudações e prometeu dar o melhor de si ao desembargo. “O mestre do tempo me ensinou a arte do bom senso e do equilíbrio ao longo dos anos, nas diversas comarcas do interior pelas quais passei. Partilho esse mérito com todos os meus colaboradores, que estiveram comigo nessa busca incessante de justiça em prol da sociedade. Aos novos colegas de desembargo, que me elegeram por unanimidade, a certeza que manterei a incansável busca por uma justiça mais célere”. Em seu discurso, a desembargadora pontuou ainda o amor pela família e a base de responsabilidade e ética que os pais deram a ela. “Onde eu for, vocês estarão em meu coração”, declarou.

Currículo – Edinéa Oliveira Tavares ingressou na magistratura em 1985 e, ao longo da carreira, passou por diversas comarcas de relevância para o Estado como a de Vigia, Marabá, Santarém e Ananindeua. Antes de chegar à capital, assumiu o posto de direção em vários fóruns do interior do Estado. Também já foi presidente do Tribunal do Júri e fez parte da Turma Recursal dos Juizados Especiais. Antes de ser eleita desembargadora, estava à frente da 5ª Vara da Fazenda Pública da capital.

 

Fonte: Coordenadoria de Imprensa 
Texto: Anna Carla Ribeiro 
Foto: Ricardo Lima / TJPA

Anexos