Home / Notícias
Iniciativa recebeu o apoio da Presidência do TJPA
O voto de pessoas com mais de 70 anos é opcional, mas a Comissão de Defesa do Direito do Idoso acredita que eleitores incluídos nessa faixa etária apresentam uma sabedoria indispensável nessas eleições. Por isso, juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRT), a Comissão está realizando a campanha de incentivo de participação dos idosos nas eleições 2014.
Nesta quarta-feira, 01, a campanha ganhou o apoio do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), durante visita de representantes da iniciativa à presidente da Corte, desembargadora Luzia Nadja Guimarães. O principal intuito da ação é mostrar a importância do voto dessa parcela da população na hora da escolha dos candidatos aos cargos políticos.
Segundo Luzia Nadja, os anos de vivência e experiência que os idosos acumularam durante a vida podem ser legitimados nas urnas com o voto. ‘’A participação dos idosos no próximo domingo é importante pra que eles possam dizer à população que são peça muito importante na construção de uma sociedade digna, justa e que respeite o próximo’’, disse a magistrada.
Para o advogado Edilson Santiago, integrante da comissão, o voto do idoso “é um voto apurado pela experiência”. De acordo com o IBGE, o número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, e para a doutora Ana Freitas, também integrante da comissão, esse é um dos motivos pelos quais os votos dos idosos são cada vez mais relevantes para a escolha dos representantes políticos. ‘’A tendência do Brasil é que seja cada vez maior o número de idosos. Hoje eles já são uma grande parcela população e fazem diferença nas urnas. Então, existe a necessidade imperiosa de que eles sejam incentivados a isso’’, afirmou.
Texto: Felipe Nobre
Foto: Ricardo Lima