Home / Notícias
Jarbas Vasconcelos participou da cerimônia de abertura da reunião discutirá melhorias para o Judiciário Brasileiro
"Não há democracia sem juízes independentes. Não há juízes independentes sem uma carreira com remuneração digna", afirmou o presidente do Colégio, desembargador Milton Nobre, em seu pronunciamento durante a cerimônia de abertura do 99º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil.
A solenidade ocorreu na sala do Pleno do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), e contou com a presença de presidentes e representantes de todos os tribunais de justiça do país; do governador do Estado do Pará, Simão Jatene; do Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gilberto Martins; do presidente da Associação do Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo Costa, entre outras autoridades.
O presidente do Colégio também externou preocupação com os juízes que trocam a carreira da magistratura por outras carreiras, por falta de estímulo e estrutura, e enfatizou o slogan da campanha nacional do Colégio de Presidentes. Em seu pronunciamento, a presidente do TJPA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, também observou que o Brasil vive um momento delicado que indica a necessidade de um judiciário cada vez mais estruturado para responder aos anseios da população. A magistrada também anunciou que "Em breve, o TJE deverá ter 80 juízes concursados, mas há a necessidade de mais magistrados, sobretudo para a 1ª instância no Estado", garantiu.
O evento se estende até o próximo sábado, 7. quando será divulgada a Carta de Belém. O documento é uma produção conjunta onde são relacionadas as deliberações dos membros do Colegiado. A reunião dos Presidentes de Tribunais de Justiça de todo o Brasil é realizado quatro vezes ao ano, em diferentes cidades brasileiras. O encontro tem como objetivo melhorar o gerenciamento da Justiça brasileira e da prestação jurisdicional.
Para Vasconcelos, o encontro é importante para discutir temas relevantes para a sociedade. "O encontro é uma oportunidade de trazer o judiciário para mais próximo da população discutindo temas que atingirão diretamente o jurisdicionado, além de mostrar aos que vem de fora a realidade do nosso estado."
Jarbas parabenizou a presidente do Tribunal pela realização do encontro no Pará. "O trabalho que vem sendo desenvolvido por essa gestão de Tribunal, que tem a frente a desembargadora, Luzia Nadja, revele a preocupação dela com o povo do nosso estado. Parabéns!"
Fonte: Com informação da Coordenadoria de Comunicação do TJPA
Foto: Ricardo Lima