Home / Notícias

TJE: Corregedoria do Interior antecipará realização de mutirões e atende a pleito e sugestão da OAB

Corregedora-Interior_2

A excelente notícia foi anunciada pela própria Corregedora do Interior, a desembargadora Maria de Nazaré Saavedra, durante audiência realizada hoje (12) à tarde com uma comitiva da OAB liderada pelo presidente Jarbas Vasconcelos. Anteriormente, o cronograma previa mutirões somente para meados do mês de maio e em apenas duas Comarcas: Tucumã e Ourilândia do Norte.


Com a antecipação, os mutirões ocorrerão no dia 07 de abril. Além dos dois municípios citados anteriormente, a Comarca de São Félix do Xingu também será contemplada. “A desembargadora tentará viabilizar um mutirão simultâneo, contando com vários juízes nas três comarcas. É bom explicar que será um mutirão de juízes e servidores, para que o juiz decida e se cumpra a decisão”, informou Jarbas.


Corregedora-Interior_3

Para o presidente da OAB, essa medida amenizará os problemas relacionados à prestação jurisdicional naquela região, especialmente no que se refere ao contingente processual. “Uma semana de trabalho simultaneamente nas três comarcas ameniza o problema, mas não resolve. E a desembargadora ainda cogitou a possibilidade de estender esse trabalho por mais uma semana”, destacou Vasconcelos.


O presidente da subseção da OAB em Tucumã, Weder Coutinho Ferreira, avaliou positivamente o resultado da audiência. “Achei bem proveitosa a reunião, uma vez que anunciaram a antecipação dos mutirões, a inclusão de mais uma Comarca, a abertura de processo de remoção para provimento da Vara Única de Tucumã, além do cancelamento das férias do juiz Enrich, que será deslocado para a Comerca de São Félix do Xingu”, comemorou o presidente subseccional. Além de Weber Coutinho, participaram da audiência os advogados Cícero Sales, presidente da subseção de Xinguara, e Joel Lobato, conselheiro subseccional.


Corregedora-Interior_4Manifestação

Ontem (11), advogados que militam em São Félix do Xingu protestaram em virtude da ausência de Juiz na comarca do município. O protesto ocorreu em frente à sede do Fórum local. Vale lembrar que em ofício encaminhado no dia 19 de fevereiro deste ano à desembargadora Luzia Nadja Nascimento, presidente do TJE, a OAB solicitou solução imediata para amenizar a precariedade da prestação jurisdicional nas Comarcas de Tucumã, Xinguara e São Félix do Xingu. No documento, a OAB ainda sugeriu ao TJE que fossem promovidos mutirões nas três Comarcas da região.

Fotos: Paula Lourinho

 

Anexos