Home / Notícias
Ao conduzir o encontro, o presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos salientou que, antes de implantar seu novo portal, dia 08 de agosto, o TJE consultou a seccional paraense. “A desembargadora Luzia Nadja nos chamou para ouvir nossa opinião sobre a funcionalidade, nossas sugestões e críticas e demonstrou preocupação com o acesso dos escritórios ao novo sistema que o tribunal irá implantar, especialmente das empresas que fazem o acompanhamento dos processos para os escritórios de advocacia”.
Por outro lado, Jarbas reconheceu que é importante os tribunais regulamentarem o acesso das empresas que efetuam a leitura de seus respectivos sistemas, de modo que não ocorram leituras inconsistentes. “Hoje, se todas as empresas entrassem no sistema do TRT 8 e do TJE simultaneamente, possivelmente, o sistema iria travar”, observou. Contudo, o presidente ressaltou que a leitura do Diário Oficial e o acompanhamento da movimentação de processos nos tribunais por empresas contratadas pelos escritórios são cruciais para a checagem da tramitação processual. "Isso gera segurança na gestão do processo, no prazo”.
Um dos técnicos da Secretaria de Informática do TJE informou que em reunião realizada com conselheiros e diretores da OAB ficou acordada a ideia de disponibilizar um serviço denominado “web service”, que consistirá na construção de um programa no qual os sistemas utilizados pelos escritórios irão acessar as informações de processos durante o período necessário. “Por isso, o nosso objetivo nesta reunião aqui é colher as informações de processos que são necessárias para poder executar esse trabalho”, explicou Márcio.
Escritórios
João Adário, do escritório Silveira Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff, também aprovou a iniciativa da OAB. “Foi muito importante, até porque todo procedimento em fase de implementação precisa ser discutido, principalmente para não surpreender os advogados e prejudicar a rotina de trabalho desses profissionais”. Adário ainda destacou que “hoje em dia, a tecnologia está intimamente ligada ao cotidiano do advogado e do mundo jurídico. Esse processo de construção é fundamental para se diminuir a perda de tempo com a implementação de novos sistemas”.