Home / Notícias

SUSIPE disponibilizará um espaço para servir de parlatório na casa penal de Altamira

"A unidade prisional de Altamira já está sendo objeto de planejamento para a construção de espaços adequados para os presos do regime semiaberto, salas de aula, espaços para visitação de familiares e inclusive o parlatório", afirmou o André Luiz de Almeida e Cunha, superintendente do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE).

Em documento enviado à OAB-PA, o superintendente disse que "enquanto as obras não são iniciadas, solicitará à direção da Unidade Prisional que providencie um espaço adequado para atendimento dos advogados".

O documento do Superintendente veio em resposta ao ofício enviado pela Ordem, dia 24 de outubro, pedindo providências sobre o atendimento dos advogados com seus clientes na Unidade prisional de Altamira. Naquele ofício a OAB solicitou a construção de um novo parlatório na casa penal de Altamira. "Caso não pudesse ser construído de imediato, fosse reservado um espaço adequado e apto para o atendimento de detentos por seus advogados, já que o antigo parlatório dificultava a passagem dos advogados para conversar com seus cliente,s por se encontrar no final do prédio e por isso foi fechado".

Hoje, o espaço serve apenas depósito da Unidade Prisional e o atendimento entre os advogados e seus clientes está sendo realizado em uma sala pequena que antes servia como sala de revista de visitantes, ou seja, sem nenhuma estrutura e privacidade.

O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, agradeceu a resposta do superintende e afirmou "que um novo espaço será importante para melhorar as condições de trabalho e qualidade do atendimento realizado pelos advogados aos seus clientes".

 

Veja o Ofício que o Superintendente da Susipe enviou a Ordem:

 

oficio_susipe_001

 

Anexos