Home / Notícias
Após mais esse crime brutal, após o crime bárbaro que vitimou de morte no último dia 6 de outubro, o advogado Dácio Cunha, 41 anos, ex-vice-presidente da subseção de Parauapebas, sudeste do estado, todas as subseções da OAB-PA decidiram realizar ato conjunto em repúdio à onda de violência que toma conta do estado do Pará.
Dácio foi assassinado com dois tiros no último dia 6 de outubro, naquele município. Com ele, agora são doze advogados vítimas de violência (assassinato, ameaça e atentados), no Pará, desde 2011 até hoje.
Já em Santa Izabel, a subseção também realizou uma manifestação em frente ao fórum daquele município. Segundo presidente da subseção Raimundo Athayde, em Vigia de Nazaré, município que pertence à jurisdição de Santa Izabel, o juiz titular, Magno - muito preocupado com a falta de segurança do município - pediu ajuda da OAB no sentido de cobar do Governo - viaturas, e aumentar o contingente de policiais. “Lá foi executado um vereador e um juiz foi baleado mês passado.”, afirmou Athayde.
Para o presidente subseccional os advogados precisam tomar mais cuidado a partir de hoje. “Essa guerra é de todos nós. Vamos proteger um ao outro dando todo o apoio solidariamente a quem precisar.”, concluiu.
Hoje em Xinguara, os advogados fizeram uma manifestação, que iniciou em frente ao terreno onde será construída a sede da subseção e terminou na Câmara dos vereadores, que aprovaram a moção de repúdio contra os assassinatos.
As manifestações de repúdio aos atos de violência no estado e a inércia do governo estadual contagiou advogados de norte a sul e de leste a oeste do Pará. “As iniciativas da nossa diretoria, especialmente do nosso presidente seccional, Jarbas Vasconcelos, nos contagia. Fomos eleitos para defender a classe e temos que fazer isso bem feito. Ele pode contar com conosco, seremos seus seguidores.”, declarou Cícero.
Para o presidente da subseção de Santarém, Ubirajara Bentes, “a OAB no Pará está de luto!”. Ele espera que a polícia desvende essa questão com brevidade e que o(s) envolvido(s) sejam tratados dentro dos rigores da lei.
Carlos Eduardo Teixeira, presidente da Subseção de Redenção também analisa o fato com muita preocupação, mas afirma que a união entre as subseções será a garantia para chegar à justiça. “Podem até ceifar a vida de advogado, mas jamais nos furtarão a coragem de unidos e através da OAB, lutaremos e protestaremos por justiça.”
Luiz Cereja, presidente da subseção de Paragominas, “não podemos admitir o assassínio dos verdadeiros lutadores da Justiça.”, disse indignado.
Cristina Bueno, presidente da subseção de Itaituba, disse que a classe dos advogados no Estado é uma só. “Profissionais que tem sonhos e objetivos comuns e que a cada dia buscam dias melhores para o sistema como um todo, não admitirão ter nossa voz calada por mediocres e inconsequentes que jamais conseguirão calar nossos ideais.”, afirmou
Cristina se diz orgulhosa em pertencer a essa gama de profissionais corajosos e confessa: “Em 17 anos que mora no Pará nunca vi tanta união e respeito. Obrigada a essa Diretoria da Ordem que é digna que nos anima e dá sustentação aos nossos atos em defesa dos nossos colegas.”
Luiz Cereja, presidente da subseção de Paragominas também declarou estar emocionado com a união da classe. “Durante meus vinte anos na advocacia nunca vi tanta. Estou orgulhoso de pertencer a esse grupo competente.”
Jakson Silva, presidente da subseção de Parauapebas, agradece ao apoio dos colegas de todo o estado. “Caros amigos, agradeço, sinceramente, pela consideração e união de todos os companheiros neste momento. Isso demonstra a união de nossa entidade e prol do bem comum.” E completou: “Esta diretoria da OAB em Parauapebas, sempre defenderá impreterivelmente as prerrogativas de nossa categoria, independente de paixões e opiniões.”
Confira agora a agenda de manifestações por todo o Estado
Itaituba: Participará da sessão da Cãmara na terça-feira (12) e falará em defesa da classe e da sociedade, por mais segurança no estado.
Marabá: Após reunião com a presidenta da Câmara Municipal de Marabá, vereadora Júlia Rosa, foi marcada uma sessão plenária especial contra a violência a advogados e à sociedade. Em seguida os advogados da região farão uma caminhada até o Fórum da cidade.
Paragominas: Participará da sessão da Cãmara na terça-feira (12) e falará em defesa da classe e da sociedade, por mais segurança no estado.
Rondon do Pará: Fará manifestação em frente ao Fórum da Comarca da cidade segunda-feira (11)
Santarém: Na terça-feira (12) a OAB Santarém participará de audiência pública na Câmara sobre o sistema prisional do Pará. O presidnete fará um pronunciamento sobre o caso.
As outras subseções da OAB-PA também estão agendando atos e pronunciamentos para o decorrer da semana que vem.