Home / Notícias
Convocada pela Comissão do Movimento Arte e Cultura de Santarém, a reunião contou com a presença do advogado Ubirajara Bentes Filho, presidente da subseção da OAB em Santarém, o Prefeito Municipal, Alexandre Von, o secretário Municipal de Cultura, Nato Aguiar, o Procurador do Município, José Maria Lima, e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto.
Ao longo de três horas de reunião, o prefeito informou que a Lei de Proteção ao Patrimônio Histórico já foi assinada por ele, mas com algumas ressalvas. Na avaliação das autoridades presentes, as ressalvas não irão implicar de forma negativa no que foi proposto em 2014. Quanto ao Sistema Municipal de Cultura, o prefeito Alexandre Von leu o documento que já havia sido discutido em algumas reuniões em dezembro de 2014 entre o Movimento Arte e Cultura de Santarém e vários órgãos.
Durante a avaliação do documento, algumas sugestões foram feitas com o objetivo de tornar as propostas viáveis. Cada artigo, parágrafos e incisos foram lidos e discutidos de maneira intensa e proveitosa. Contudo, o processo ainda não foi finalizado. A Comissão do Movimento vai discutir internamente as ressalvas feitas pelo prefeito, de modo que no início de março possam voltar a conversar e fechar o documento para atendar às necessidades discutidas e reivindicadas pelos segmentos culturais na Conferência Municipal de Cultura ocorrida em 2013.
De acordo com as instruções do Sistema Nacional de Cultura adaptadas à realidade local, a reunião com o prefeito era reivindicada desde 2014. O debate deixou os participantes mais seguros e tranquilos, pois eles acreditam que deram um passo muito importante, uma vez que o encontro foi produtivo e por uma boa causa: a cultura santarena.
Também estiveram presentes na reunião José Cândido, do Instituto e Associação Artístico - Cultural Wilson Fonseca, Elizangila Dezincourt - Olho D'água e Atas, Cristina Caetano e Paulo Lima - Arte e Cultura, Paulo Roberto Sposito - Saúde e Alegria.