Home / Notícias

Subseção da OAB participa de movimento que reivindica melhorias na Transamazônica

IMG-20140205-WA0006reduzidoA subseccional de Itaituba, na região oeste do Pará, juntou-se a mais 24 entidades para exigir de autoridades federais, estaduais e municipais providências que resultem em melhorias nas condições da rodovia Transamazônica (BR-230), principalmente no trecho que corta a sede urbana do município. Desde hoje (05), integrantes do movimento interditam o perímetro entre o porto da balsa e o km 12.

Para a advogada Cristina Bueno, presidente da subseção da OAB no município, a situação vivenciada em Itaituba é lastimável. “O nosso município está ilhado. Queremos que as autoridades dêem respostas concretas aos nossos pleitos. Enquanto não obtivermos respostas, o movimento não vai parar”, assegurou Cristina, informando que as entidades envolvidas na mobilização elaboraram documento com as reivindicações.

Solidariedade

IMG-20140205-WA0012reduzidaEnquanto observa as condições de trabalho de advogados que militam na região sudeste do Pará, especialmente em São Félix do Xingu e Ourilândia do Norte, e empossa a nova direção da subseção de Tucumã, o presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos, manifestou solidariedade á causa da sociedade de Itaituba. “Temos consciência das dimensões continentais do nosso estado, mas os governos estadual e federal precisam prestar melhor assistência à região oeste do Pará”, comentou Jarbas.

Ainda de acordo com o presidente da OAB, a ausência de políticas públicas voltadas para municípios mais distantes da Região Metropolitana de Belém reacende o sentimento separatista da população. “Permitir que a situação alcance esse nível reforça o anseio dos moradores dessas regiões pela criação de novos estados. Se quiser manter nosso estado unido, o governo deve prover melhores serviços à população dos centros urbanos mais afastados da capital”, pondera Vasconcelos.

Anexos