Home / Notícias
Hoje pela manhã, a subseccional santarena realizou diligência para tratar de assuntos relacionados à área de saúde pública, especialmente quanto às denúncias de falta de medicamentos e precariedade no atendimento de urgência e emergência no Hospital Municipal de Santarém e Pronto Socorro Municipal.
Em reunião com o diretor do HMS/PSM, Glayton Rodrigues, os integrantes da subseção ouviram relatos de situações que dificultam o atendimento minimamente satisfatório à população de Santarém e da região. Diante das constatações de precariedade dos serviços, os advogados deslocaram-se imediatamente ao gabinete do Secretário de Saúde, Walter Sinimbú, que esclareceu amplamente a respeito da real situação da saúde pública no município.
Dentre as necessidades indicadas pelo secretário para que haja uma medida restaurativa do atendimento, consta a compra de equipamentos necessários à prestação de serviços; abastecimento de insumos, medicamentos e instrumentos; implantação de sistema de informação de gestão hospitalar; correta administração do material; correção das irregularidades dos setores de farmácia e de nutrição, além de questões básicas de higiene e infraestrutura.
De acordo com Ubirajara Bentes, presidente da subseção de Santarém, a saúde é um problema congênito do Poder Público. “É fundamental que toda a sociedade participe dos debates e políticas públicas e que se rediscuta a saúde de forma econômica e social, cobrando gestões públicas transparentes e participativas, de modo a viabilizar e definir estratégias e movimentos táticos que auxiliem na implementação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando uma real atenção ao direito à saúde fundamentada na Constituição”, argumenta.
O secretário de Saúde e o diretor do HMS/PSM Pública confirmaram presença na sessão pública do Conselho Subsecional, no próximo dia 14, às 15h, no auditório da subseção santarena. Ainda serão convidados para participarem das discussões, o prefeito eleito de Santarém, médico Nélio Aguiar e a Câmara Municipal, o Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça do Pará - Comarca de Santarém, Conselhos Regionais de Medicina e de Enfermagem, Conselho Municipal de Saúde, os cursos de medicina da UEPA e de enfermagem, da FIT e do IESPES, a direção do Hospital Regional Waldemar Penna, a imprensa e a população.
Compuseram a comitiva da subseção: Edivaldo Medeiros (Secretário-geral adjunto),
Joniel Abreu e Libanio Lopes (Comissão de Direitos Humanos), Deyse Santos (Comissão de Direitos dos Idosos) e Milena Andrade (Conselheira Subsecional e membro da Comissão de Defesa das Crianças e Adolescentes).