Home / Notícias
A inesquecível cerimônia para 181 novos advogados que receberam a carteira da OAB-PA ocorreu ontem (20) à noite, no auditório Benedito Nunes, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará. O conceituado advogado Clóvis Malcher Filho esteve presente na solenidade, que foi conduzida pelo presidente Jarbas Vasconcelos, e saudou os novos integrantes da advocacia paraense.
Orador
Emoção
Saudação
O advogado, jurista, professor de Direito Comercial da UFPA e presidente da Academia Paraense de Letra Jurídica, Clóvis Malcher Filho, fez as saudações aos novos advogados em nome da Ordem. Em seu discurso de saudação, o jurista ressaltou que advogar é uma arte, face às dificuldades que irão se deparar. “A vida do advogado - ao contrário do que se diz por aí - não é um mar de rosas. Viver só da advocacia é uma arte. Existem meses bons e meses ruins. A estrutura de um escritório é complexa, as despesas são enormes e o mercado é disputadíssimo. Todavia, quem ama a profissão - como eu - não sabe viver de outra forma. É um vício. É uma paixão”. Leia aqui a íntegra do discurso do advogado Clóvis Malcher.
O professor ainda recomendou aos novos profissionais que não abram mão de suas prerrogativas e se dediquem à Ordem. “A nossa OAB é a nossa casa, é através daqui e por intermédio dos nossos dirigentes que nós, advogados, exercemos uma função social importantíssima para garantir a cidadania, o respeito às leis e aos contratos. É aqui, na OAB, que temos que bater na porta cada vez que desrespeitarem as nossas prerrogativas profissionais, pois não podemos, jamais, abrir mão delas. Só não se esqueça que devemos usar as nossas prerrogativas para defender os interesses dos nossos clientes e, não, para satisfazer os anseios de nossa vaidade”.
Comissão
O advogado Antônio Graim Neto, presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB-PA, também deu as boas-vindas aos novos advogados e lembrou da responsabilidade que carregarão daqui pra frente. “Os que hoje recebem suas credenciais, por meio de um juramento solene, sairão pelas portas deste recinto com todas as prerrogativas que lhes são inerentes à profissão e também levarão o peso de serem figuras essenciais à administração da justiça”. Leia aqui a íntegra do discurso do advogado Graim Neto.
Ainda em discurso, Graim Neto lembrou qual qualidade os advogados devem aprimorar com mais ênfase. “Saber ouvir, talvez, seja a habilidade mais cara ao advogado, quando muitos que lhe procuram, precisam mais de atenção do que uma demanda judicial. Transformamo-nos, então, na voz daquele que não pode falar, falando alto e forte, para que todos possam ouvir. Hoje, inicia-se o período da vida dos senhores em que farão transformar em ações e afirmações o direito de defesa de quem lhe confiou representar”.
Autoridades