Home / Notícias

Sistema de Segurança Pública do Pará ganha o reforço de 385 novos policiais civis

Formatura-Curso-Policia-Civil_15

O Sistema de Segurança Pública do Pará ganha nesta terça-feira, 24, 385 policiais civis.  A cerimônia de formatura ocorreu no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Considerada a maior turma já formada nos últimos dez anos, os novos profissionais concluíram o curso de formação Técnico-Profissional da Academia da Polícia Civil, no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, e devem começar as atividades imediatamente. Os certificados foram entregues pelo governador Simão Jatene e demais autoridades da área.

Formatura-Curso-Policia-Civil_4Ao todo serão formados 145 delegados, 131 investigadores, 19 papiloscopistas e 90 escrivães. O curso de formação Técnico-Profissional realizado pela Acadepol constitui a última etapa do concurso público da Polícia Civil, iniciado no ano passado. Com aulas diárias ministradas em dois turnos, os novos policiais passaram por capacitações nas áreas de resolução de conflitos; criminologia; armamento, munição e tiro; Direitos Humanos; relações interpessoais; fundamentos de Polícia Comunitária, Atendimento Pré-Hospitalar e Gestão por Resultados, totalizando 680 horas de aula.

A prioridade de lotação dos novos profissionais é para o interior do estado. "A prioridade são os municípios onde ainda não possui delegado e onde a equipe está reduzida. "Atualmente existem, aproximadamente 15 municípios sem delegados no estado."

A cerimônia de posse, assim como a publicação da portaria de lotação devem sair até o início do mês de julho.

OAB-PA

Formatura-Curso-Policia-Civil_10O vice-presidente da OAB-PA, Alberto Campos, participou da cerimônia de formatura. Segundo ele, esse aumento do efetivo renova as esperanças da Ordem por dias melhores, com a diminuição da insegurança na sociedade. "Com o ingresso de novos policiais, a OAB anseia e tem esperança que o Sistema de segurança Pública do estado dê uma resposta mais eficaz a essa sensação de medo que teima em dominar a sociedade. A Ordem vislumbra, que com esse aumento no quadro da PC, os processos de investigação sejam mais céleres e o povo do Pará se sinta mais protegido.", declarou Campos.


A formatura

A formatura veio depois de mais de quatro meses de aulas práticas e teóricas, na Academia de Policia Civil, que corresponde à segunda etapa dos concursos públicos C-169, para o cargo de delegado, e c-170 para investigador, escrivão e papiloscopista da Policia Civil do Pará. O concurso foi anunciado, pelo governo do Pará, por meio da secretária de Estado e Administração (SEAD), em 25 de janeiro de 2013, quando foi publicado, no Diário Oficial, o edital para os concursos.

Formatura-Curso-Policia-Civil_1As inscrições começaram em 6 de fevereiro de 2013, no site da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mais de 22 mil foram inscritos. No dia 5 de maio de 2013, foram aplicadas as provas para os cargos de carreira policial. Em fevereiro de 2014, foi publicado o resultado final da primeira etapa do concurso e convocação para o curso de policiais civis. A aula inaugural do curso de formação foi presidida pelo governador do Pará, Simão Jatene, em 24 de fevereiro de 2014.

Em maio desde ano, tiveram inicio os estágios supervisionados dos acadêmicos. Durante o curso de formação, os alunos tiveram aulas sobre assuntos diversos como ética e cidadania, Direitos Humanos, Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos, relações interpessoais, Atendimento aos Grupos em situação de vulnerabilidade, entre outros temas, além de palestras e aulas práticas, sobre defesa pessoal, operações policiais e armamento, munição e tiro. Com os novos policiais, detalha o delegado geral, todos os municípios do Pará terão a presença da Policia Civil.

Fotos: Paula Lourinho

Com informação da Agência Pará

Anexos