Home / Notícias
Começar pra valer. O projeto que visa à capacitação e acompanhamento dos internos do centro de recuperação regional de Paragominas e proporcionar através de cursos profissionalizantes o interesse dos internos pelos estudos, ganhou novo parceiro.
Foi oficializada ontem (13) a participação do Senai no Projeto “Começar Pra Valer”. Em reunião realizada no gabinete do prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, ficou acertado que o apoio do Senai será garantido com a realização de cinco cursos de formação profissional. São eles: marcenaria; bombeiro hidráulico; eletricista; pedreiro; e pedreiro de acabamento.
A proposta de parceria com o Senai iniciou com a visita do presidente da OAB-PA Jarbas Vasconcelos, juntamente com o conselheiro Raphael Vale, ao Superintendente do SESI, José Olimpio e ao diretor do SENAI Dário Lemos, que aconteceu em junho deste ano. Na ocasião, a Ordem formalizou o convite ao Sesi, Fiepa e Senai, para serem parceiros na ação, contribuindo através de cursos, para a capacitação dos internos.
Atualmente, participam do projeto, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, OAB/PA e Paragominas, SUSIPE, mineradora VALE, Prefeitura Municipal de Paragominas e SENAI, que terá seu lançamento oficial no dia 20/08 em Paragominas.
Além do prefeito de Paragominas, participaram da reunião, a Secretária Municipal de Educação Mozimeire, a juíza titular da 3ª Vara Penal de Paragominas, Shérida Pacheco, o conselheiro da OAB/PA Raphael Vale, o diretor do SENAI/PA Dário Lemos, Maria Emilia, representando a Superintendência do Sistema Penal do Estado – Susipe.
O Projeto
Entrou em vigor o Projeto “Começar pra Valer”, em Paragominas. O anúncio da ativação do projeto foi dado em primeira mão pelo conselheiro da OAB-PA e ex-presidente da Subseção de Paragominas, Raphael Vale, durante a 3ª Sessão Extraordinária realizada dia 5 de junho, naquele município.
Em reunião, o Presidente da Comissão de Acompanhamento de Mercado de Carbono e Mudanças Climáticas e, Raphael Vale, a pedido do presidente da Ordem apresentou o projeto aos conselheiros seccionais presentes à reunião.
O projeto, que iniciou em maio deste ano, com cursos de alfabetização dos internos, visa à capacitação e acompanhamento dos internos do centro de recuperação regional de Paragominas e proporcionar através de cursos profissionalizantes o interesse dos internos pelos estudos.
Desde o inicio, do ano a OAB vem trabalhando incansavelmente com o Governo em instituições que tratam do assunto, a fim de unir forças para a melhoria do sistema penal. É importante que já tenha começado a ser vigorado o projeto em Paragominas, por tratar da ressocialização do detendo através do ensino de um trabalho e juntamente deste projeto a preservação do meio ambiente, que são duas bandeiras de luta da OAB-PA.
Através do programa, os internos da casa penal serão avaliados e capacitados gradativamente, por etapas e evolução, tendo possibilidades reais de trabalho e emprego. O Centro de Recuperação Regional de Paragominas recebe internos das comarcas de Paragominas, Ulianópolis, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Aurora do Pará, Mãe do Rio e São Miguel do Guamá, em abril de 2009 foi parcialmente destruída durante uma grande rebelião.
Com ênfase em atividades próprias daquela cidade, como a capacitação de internos inclusive para trabalharem futuramente na mineradora Vale e suas terceirizadas. O projeto de reestruturação prevê também a utilização da experiência bem sucedida da Prefeitura Municipal de Paragominas, em relação à gestão da merenda escolar, que servirá de exemplo no treinamento das cozinheiras e nutricionistas. Além da aquisição de alguns alimentos produzidos no município.
A construção iniciou com a instalação de uma fábrica de vassouras. Tendo como matéria prima garrafas pet dentro da casa penal, a iniciativa que conta com apoio dos advogados locais além da empresa Traterra.