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Seminário discute Marketing Jurídico

DSC_0592“Uma nova era surgiu na Advocacia. Chegou a hora de se diferenciar”. Essa é a realidade do Marketing Jurídico apresentada pelo Administrador e Consultor especialista em estratégia de Mercado, em Comunicação e Marketing, Rodrigo Bertozi, durante o II Seminário de Sociedade dos Advogados que aconteceu no início da noite de ontem (31).

Promovido pela OAB-PA em parceria com o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), o evento reuniu centenas de pessoas, entre advogados e estudantes de Direito e outros profissionais, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. O objetivo foi divulgar entre os profissionais da advocacia as normas que tratam sobre o tema visando evitar a abertura de processos éticos-disciplinares. “Uma de nossas preocupações no início da gestão era estreitar os laços da Ordem com a Sociedade dos Advogados. E esse Seminário trata-se de Marketing Jurídico e de Propaganda de Escritórios, estratégias e os limites da propaganda, pois acreditamos que para cobrarmos as nossas prerrogativas é necessário que façamos o dever de casa. Por isso, debater, discutir e informar renova o compromisso da Ordem”, declarou Jarbas Vasconcelos – Presidente da Seccional do Pará.

Para o advogado Alberto Campos, Secretário Geral da OAB-PA, que possui uma Sociedade de Advogados com três sócios na capital, a iniciativa da OAB como pioneira em promover pela segunda vez o Seminário é de extrema importância, pois reforça a necessidade de adentrar o assunto nas universidades como forma de divulgação. “Os advogados que cometem esse tipo de irregularidades, fazem por não terem conhecimento do que a legislação exige. Porém um dos objetivos é justamente diminuir as infrações de conduta através do conhecimento”, enfatiza.

Mas o que seria o Marketing Jurídico? Publicidade e Propaganda dos Advogados? Estratégia e Marketing em escritório? O que e como divulgar a advocacia? A idéia de conceituar e provar que há possibilidade de se fazer um marketing jurídico sem ferir a legislação do Conselho Federal da OAB, surgiu de um desafio proposto à Bertozi em 1998, que gerou um artigo e a partir de então, o tema ficou conhecido e muito debatido em todo o país.

bertozziPara Rodrigo, o Marketing Jurídico nada mais é do que “todas ações estratégicas que visa divulgar a marca e a imagem dentro do código de ética da OAB”, uma visão empreendedora focada na publicidade dos escritórios que o advogado deve ter diante do cenário da advocacia. Porém, é necessário tomar alguns cuidados para não cometer infrações quanto às normas desse tipo de divulgação.

“Marketing Jurídico não é publicidade e propaganda. Marketing Jurídico parte do princípio de levar conhecimento ao cliente, por isso não pode ser confundida com propaganda, mas, sobretudo tornar algo público, seja uma idéia ou conhecimento”, ressaltou Bertozi ao comparar com o conceito de publicidade.

Então como fazer aplicar a publicidade na advocacia? Bertozi explica que a advocacia deve ser simples e sua publicidade também. Nome da sociedade, número de registro na OAB, marca jurídica - percepção intuitiva de um cliente em relação a um serviço jurídico, áreas de atuação, endereço e telefone, basta. Uma frase a mais é propagação de idéias, antiético, mercantilismo e não dá certo. “Devemos partir do princípio de levar conhecimento para o cliente. É então que o Marketing Jurídico age, tornando a advocacia tangível e visível”, disse.

Além disso, espaços como blogs educativos, redes sociais, proferir palestras, produzir artigos e tudo que gerar conhecimento são formas de publicidade de escritório ético e permitido pela Ordem dos Advogados do Brasil.

bertozzi2Baseado em dados recentes, o palestrante mostrou ainda o mercado atual e as inúmeras possibilidades de investir em áreas específicas, pois é exatamente isso que vai fazer a diferença. “Vivemos o Big Bem dos Negócios Jurídicos, onde inúmeros setores que estão explodindo e ao mesmo tempo estão confundindo a mente dos advogados e conseqüentemente, dos clientes”, enfatizou Bertozi.

Por fim, o palestrante alertou que mesmo os velhos advogados tendem a perder o foco no novo prazo, pois é preciso posicionar, planejar ter estratégia e executar. “Reescreva as ações práticas para destacar-se da concorrência. O dinheiro é subproduto do que é bem feito. Uma nova Era na Advocacia surgiu. Chegou a hora de se diferenciar”, finalizou.

Participaram do evento, Carlos José Santos da Silva - membro da diretoria do CESA nacional e presidente do TED 1, Marcus Vinícius Coêlho - Secretário Geral da OAB Nacional, Jorge Alex Athias - presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados/CESA-PA, além do presidente do TED-PA, Aluisio Meira, o secretário geral da OAB-PA, Alberto Campos, o Conselheiro Seccional Mário Paiva e, representanto o Tribunal, o desembargador Vicente Malheiros.

Fotos: Yan Fernandes

 

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