Home / Notícias

Seminário discute espaço de poder e decisão para mulheres

Aconteceu hoje, 9, na sede da OAB do Pará, o seminário “Mais Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão”, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e apoio da OAB do Pará e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Pará.

Cerca de 100 mulheres, entre representantes de entidades, ONGs e movimentos sociais participaram do Seminário em Belém, que é uma continuidade de uma série de ações já promovidas em outros estados, como Rio de Janeiro, Recife, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, entre outros.

sem-mulher1O presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, participou da abertura do evento. Segundo ele, a OAB-PA está empenhada pela causa e luta para garantir os direitos da Mulher, cobrando da justiça um tratamento especial a elas. “Acreditamos que devem existir varas e delegacias especializadas para tratar dos assuntos voltados à mulher. Acreditamos que o judiciário deve atender a demanda da sociedade e criar promotorias e braços na Defensoria Publica que também atendam à mulher”, ressalta.

Pela manhã, o principal tema debatido foi a “A participação da Mulher e a Democracia”, ministrada pela representante da Secretaria Especial da Política para as Mulheres (SPM), Stefane Natália Ribeiro e Silva.

Segundo Stefane, uma das atividades da Secretaria é facilitar as ações. “Além de buscarmos a participação da Mulher levando a informação até ela, nós facilitamos locais para reuniões, ajudamos a organizar atas e também damos apoio na busca de financiamentos, dessa forma levando seminários como este, para vários locais”, explica.

DSC_0053Em seminário também foram apresentados ações para atuação do Fórum Nacional de Instância de Mulheres de Partidos Políticos, que reúne representantes de instâncias e mulheres de 16 partidos políticos, apoiando e possibilitando igualdade para as mulheres no pleito eleitoral.

O Seminário contou com a participação da Coordenadora de Promoção dos Direitos da Mulher, Márcia Andréia Jorge e da coordenadora do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade (MMCC), Elizete Veiga Maia.

Ao final do encontro as participantes foram presenteadas com a cartilha contendo informações sobre a Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher – CPDM, II Plano Nacional de Políticas para Mulheres e a Lei nº 11.340, de 07108/2006 Maria da Penha. Outras informações sobre a “Mais Mulheres no Poder Plataformas 2010” e os Direitos da Mulher, acesse o site www.maismulhernobrasil.com.br.

Anexos