Home / Notícias
Dia 6 de agosto, Santarém sediou o “I Colégio Extraordinário de Presidentes de Subseções da OAB no Oeste do Pará e Xingu”. Vice-presidente da OAB-PA, Cristina Lourenço conduziu os trabalhos ao lado do secretário-geral da OAB-PA, Eduardo Imbirba. Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará, Francisco Freitas prestigiou o evento.
Na avaliação de Ubirajara Bentes Filho, o I Colégio Extraordinário de Presidentes de Subseções da OAB do Oeste do Pará e Xingu possui uma importância impar. “Não só por fortalecer a instituição em níveis estadual e regional, como também permite uma interação e integração maiores entre as subseções e tornam as discussões sobre demandas locais (subseções) da advocacia e da sociedade bem objetivas nas tratativas com a gestão seccional, que está mais próxima dos dirigentes dos Tribunais e dos órgãos estaduais e federais”, declarou.
Cristina Lourenço, por sua vez, afirmou que os Colégios de Presidentes de Subseções são produtivos, pois “permitem que os dirigentes estaduais interajam com as lideranças locais e conheçam in loco as realidades e questões institucionais, no âmbito de cada subseção, fortalecendo as gestões federal, estadual e subsecionais, a advocacia do interior e cidadania e a defesa das instituições.
A diretora seccional informou que todas as questões debatidas e deliberadas a respeito de melhorias estruturais em Comarcas e Fóruns, sedes de subseções e realização de cursos de capacitação para a classe “serão tratadas em nível de diretoria seccional e levadas aos Tribunais de Justiça do Estado, Regional do Trabalho, Defensoria Pública e outros órgãos estaduais e federais onde o advogado exerça a profissão”.
Em relação às demandas pertinentes ao TJE-PA e ao TRT8, o secretário-geral da OAB-PA, Eduardo Imbiriba, comunicou que serão levadas aos presidentes das referidas Cortes de Justiça. Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará, Francisco Freitas destacou as funções e o funcionamento da instituição, da importância do trabalho das delegacias regionais e o trabalho que deve ser desenvolvido em benefício dos advogados e de seus dependentes.
Na oportunidade, estiveram reunidos os presidentes das subseccionais de Santarém Ubirajara Bentes Filho, de Itaituba, Maria Cristina Portinho Bueno, de Monte Alegre, Elder Diniz, de Novo Progresso, Kleverson Fermino, e de Óbidos, Caroline Giordano, além dos conselheiros federais da OAB-PA Sérgio Pinheiro e José Ronaldo Campos, e Eder Coelho, ex-presidente da OAB Santarém, o conselheiro seccional Ítalo Melo de Farias, o secretário e o secretário-geral adjunto da OAB Santarém, Edy Medeiros e Patryck Delduck Feitosa, respectivamente.
Participaram ainda a vice-presidente da OAB Itaituba, Joseane Loiola, os conselheiros subsecionais Janecy Alves, Vivian Dutra Tschope, Elizabete Uchoa, Leandro Berwig, Barbara Rufino Rufino, Ieda Rodrigues, Odemar Pinto, José Luiz Franco e Tatianna Cunha, a delegada da CAA-PA em Santarém, Jakelyne Costa, além dos advogados Ana Cláudia Waughan Bentes de Souza, Gilmara Bruce, Evaldo Sena Sousa, Natalia Costa, Tâmara Figueiredo, Glorinha Freitas e Gyanny Dantas, todos dirigentes e integrantes de comissões temáticas da OAB Santarém.
Ao final do evento, os diretores seccionais e os presidentes das subseccionais aprovaram, por aclamação, a “Carta de Santarém”: