Home / Notícias
A iniciativa representa mais uma ação de interiorização da instituição, que atualmente é liderada por Jarbas Vasconcelos.
A abertura oficial II Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes Subseccionais do Pará, que aconteceu hoje, 3, em Santarém, oeste do Pará, foi proferida pelo diretor tesoureiro da OAB Nacional, Antonio Oneildo Ferreira, que no evento, representou o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinícius Coêlho.
Saudando as lideranças da seccional do Pará, em nome de todos os advogados do estado, o presidente subseccional Ubirajara Bentes, falou da satisfação em sediar o evento. “É com enorme satisfação que recebo aqui os meus colegas presidentes. É importante essa oportunidade de troca de informações para conhecermos os problemas vividos pelos colegas de outras regiões. Espero que o nosso encontro seja bastante proveitoso. Por isso, sintam-se me casa.”
Agradecendo ao presidente Jarbas Vasconcelos, pelo apoio que vem dando a gestão dele, Ubirajara entregou ao presidente seccional, um presente (espada da justiça) ofertado pela subseção.
O desembargador João Maroja, representando a Desembargadora Luzia Nadja, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará - TJPA participou do evento, elegiou “calorosamente” o ineditismo do evento realizado fora da sede. “´É exatamente em eventos como estes que conseguimos alcançar nossos grandes pleitos. Com isso a Ordem ganha muito mais força do que ela pode imaginar. Assim, com todos os advogados unidos, a voz da instituição fica mais forte e com isso, fica difícil recusar os pleitos da classe.”
“Os políticos precisam cuidar bem dos advogados.” Com essa frase, a deputada Estadual Josefina Carmo - representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), o deputado Márcio Miranda, iniciou seu discurso durante a cerimônia.
Segundo ela, os advogados são responsáveis legítimos pela defesa dos cidadãos. A parlamentar também elogiou a iniciativa da OAB, de interiorizar a instituição. “Ao interiorizara Ordem, a instituição se fortalece e qualifica a administração da justiça.”
Representando o Conselho Federal da Ordem no evento, o diretor do CFOAB, Antonio Oneildo, após elogiar a iniciativa da Ordem. “Esse encontro reflete exatamente o que a nova gestão da OAB Nacional defende, que é a aproximação da Ordem com a sociedade. A OAB precisa estar mais perto do advogado e mais perto da população, para assim conhecer, entender os problemas e encontrar formas conjuntas para solucioná-los.”
Oneildo também fez um apelo a todos os advogados da região para que apoiem e divulguem o projeto das Eleições Limpas, coordenada pela OAB Nacional. “O projeto visa corrigir as distorções do sistema republicano, especialmente no que diz respeito ao financiamento de campanhas.”
Ainda em seu discurso, o diretor tesoureiro, falou de outras bandeiras de luta atuais do Conselho Federal como a defesa do simples para a advocacia. Oneildo também reforçou a ideia da OAB Nacional, como as seccionais e subseções, ESA’s e CAA’s com um único sistema. “A OAB não é feita de frações, o que existe é o sistema OAB e isso precisa ser assimilado pelos advogados de todo o Brasil.” (Ouça aqui a íntegra do discurso do diretor do CFOAB)
Dezessete presidentes de subseções da OAB espalhadas pelo Pará participaram do evento - uma das mais importantes instâncias da OAB-PA. “É um momento onde as lideranças advocatícias das mais diversas regiões do Estado se encontram para refletir, debater e propor ações que atendam aos anseios não só dos advogados, mas da sociedade, especialmente no que se referem ao Poder Judiciário em suas várias esferas.”, afirmou Jarbas Vasconcelos. (Ouça daqui há pouco a íntegra do discurso de Jarbas Vasconcelos)
Prestigiaram o evento, o vice Presidente Alberto Campos; Secretário Geral Jader Kahwage; Diretor Tesoureiro Eduardo Imbiriba; Diretor Geral da ESA Jeferson Bacelar; Ouvidora Geral Ivanilda Pontes; a presença do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PA), Osvaldo Coelho.
Também estiveram presentes, o membro honorário vitalício, decano de Santarém, primeira subseção da Amazônia e do Pará, onde foi o primeiro presidente, Benedito Fernandes, as conselheiras seccionais Luzimara Carvalho, Magda Abud El Hbosn, Eva Franco, Karen Carneiro, e os presidentes das subseções que participarão do colégio de presidentes, diretores da subseção de Santarém.
A cerimônia encerrou com um coquetel e o show musical da cantora Cristina Caetano.
Corrida do Advogado
Durante a cerimônia, o prefeito de Santarém, Alexandre Von, deu as boas vindas aos participantes do colégio de presidentes. “Parabenizou a OAB pelo evento e pela escolha da nossa cidade para sediar esse encontro tão importante para a advocacia e para a sociedade do nosso município e do estado.”
Parceiro da OAB de Santarém, o prefeito aproveito a realização do colégio de presidentes para assinar com a seccional da Ordem, o contrato para doação de R$ 15.000,00, em forma de patrocínio para o terceiro circuito de corrida de rua da OAB. “A Ordem dos Advogados do Brasil pode contar sempre com a prefeitura de Santarém. Tudo que for para a melhoria da vida da população do nosso município e do Pará, poderá contar impreterivelmente com o nosso apoio.”, afirmou.
A programação do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB encerra dia 6 de outubro. Domingo, com a realização do III Circuito de Corrida e Caminhada de Rua da OAB-PA, etapa de Santarém.
Fotos: Eduardo Dourado