Home / Notícias

Reynaldo Silveira ganha o apoio de José Sarney na disputa por uma vaga no STJ

DSC_0156O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Pará, Jarbas Vasconcelos, saiu muito otimista da audiência realizada na manhã de hoje (5), em Brasília, com o senador José Sarney, presidente do Senado nacional. A reunião, que acabou agora a pouco, aconteceu no gabinete da presidência e tratou do apoio de Sarney à candidatura do advogado Reynaldo Silveira à vaga destinada à OAB, no Superior Tribunal de Justiça – STJ.

sarneyEm reunião que contou com a presença dos senadores paraenses Flexa Ribeiro (PSDB) e Marinor Brito (PSOL), além do deputado federal Arnaldo Jordy e do advogado Ricardo Dias, Jarbas apresentou ao presidente do senado as cartas assinadas pelos presidentes da OAB's da Amazônia, dos senadores e governadores da região, além de todos os deputados federais que compõem a bancada. A carta contém assinaturas declarando apoio incondicional à candidatura do advogado paraense Reynaldo Silveira a vaga do STJ. "Nós viemos aqui mostrar ao presidente do Senado que a campanha de Reynaldo já é uma unanimidade na Amazônia e pedir o engajamneto dele nessa campanha", afirmou Jarbas.

Ao final da reunião, o presidente daquela casa se comprometeu em encaminhar uma carta à presidente da república Dilma Rousseff, apresentando a referida candidatura, com os referidos apoios, incluindo o dele próprio.

senadoA expectativa é que na próxima semana seja definida a lista com os nomes dos escolhidos pela presidente Dilma. "Nós saímos desse reunião muito esperançosos de que conseguiremos a vitporia de termos um paraense como representante da nossa classe no Supremo Tribunal de Justiça", concluiu Vasconcelos.

O candidato do Pará

Aos 56 anos de idade, 34 militando na advocacia paraense, o professor universitário Reynaldo Andrade da Silveira, mestre em Direito Constitucional da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi eleito pelo Conselho Federal da OAB para compor a lista sêxtupla com os nomes dos candidatos à vaga do Superior Tribunal de Justiça – STJ.

A candidatura de Reynaldo Silveira representa um significativo passo na defesa da advocacia do estado, visto que o STJ nunca obteve um representante paraense.

Reynaldo Silveira foi apresentado ao Conselho Federal da OAB, como candidato, obtendo 30 dos 33 votos dos conselheiros. Posteriormente, conseguiu 25 dos 29 votos definidos pelos ministros do STJ.

Os advogados escolhidos para comporem a terceira lista, relativa à aposentadoria do ministro Nilson Naves, foram: Ricardo Villas Bôas Cueva, com 27 votos, Reynaldo Andrade da Silveira, com 23 e Mário Roberto Pereira de Araújo, com 15 votos.

O advogado paraense Reynaldo Silveira está na disputa. Ele é o único representante do Estado. A lista com os nomes dos três candidatos será encaminhada agora à Presidente de República, Dilma Roussef, que escolherá o próximo ministro que representará a classe dos advogados dentro do Tribunal. 

Anexos