Home / Notícias

Quinto Constitucional: Arguição testa conhecimento dos candidatos acerca da militância dos advogados nos tribunais

 MG 2037A Diretoria da Ordem deu início à sessão pública de arguição com os 12 candidatos à vaga do Quinto Constitucional, escolhidos ontem, 29, pela classe dos advogados. Os trabalhos começaram com a apresentação dos candidatos, conforme ordem de sorteio. Cada candidato dispôs de três minutos para se apresentar na tribuna do plenário Aldebaro Klautau. 

Antes do sorteio e subsequente apresentação, o Procurador Regional das Prerrogativas da OAB/PA, Clodomir Araújo Júnior, aproveitou para apresentar a Carta Compromisso direcionada aos candidatos à vaga do Quinto Constitucional. Vale ressaltar que o documento foi subscrito por todos os candidatos.Quinto-Constitucional-Sessao-Publica- Arguicao- de-candidatos-realizada-plenario-Ordem 2

Depois dos doze candidatos à vaga se apresentarem ao Conselho Seccional da OAB/PA, o presidente Jarbas Vasconcelos estabeleceu alguns minutos de paralisação na sessão pública. No retorno, os trabalhos serão conduzidos pela Comissão de Arguição, que é presidida pelo diretor tesoureiro e conselheiro seccional, Eduardo Imbiriba.

Sabatina

A Comissão de Arguição, que também composta pelos conselheiros seccionaisDennis Serruya, Robério D'Oliveira, Jeferson Bacelar e Janaína Calandrini, retomará os trabalhos ao proferir perguntas aos candidatos. Cada um deles deverá responder a quatro perguntas. Serão concedidos dois minutos para cada resposta.

As perguntas foram previamente elaboradas pelo Conselho seccional da OAB/PA e condensadas pela Comissão de Sabatina. O tema prerrogativas domina o conteúdo das perguntas, que abordarão nuances como relacionamento entre o Poder Judiciário e a advocacia, direitos dos advogados, acesso aos autos e vistas de procurações.

De acordo com o presidente da Ordem, a previsão é que essa etapa do processo seja concluída em torno de três horas. Depois disso, o presidente Jarbas Vasconcelos retomará a presidência dos trabalhos da sessão pública de arguição e passará a colher os votos dos conselheiros seccionais.Quinto-Constitucional-Sessao-Publica- Arguicao- de-candidatos-realizada-plenario-Ordem 1

Lista

Irão compor a lista sêxtupla os candidatos que contabilizaram metade do número de votos do quórum do Conselho Seccional mais um. Essa lista será repassada pela diretoria da OAB à presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Luzia Nadja Nascimento, na próxima segunda-feira (02), às 11h, por ocasião da visita que a magistrada fará à Ordem para se despedir do cargo à frente da presidência do tribunal.

 

 

Fotos:Paula Lourinho

Anexos