Home / Notícias
O lançamento acontece hoje, dia 17, às 17h00, no auditório Albano Franco, no edifício sede da FIEPA, em Belém.
Por meio da peça “Somos os Patrões”, que será encenada pelo Grupo Experiência, cartilhas e vídeos educativos os cidadãos terão clareza da importância do voto e das conseqüências dele para a sociedade como um todo. Os vídeos e cartilhas serão distribuídos gratuitamente nas empresas e nas unidades do SESI, OAB, TRE e MPF, em Belém e no interior do Estado.
“Quanto mais esclarecido for o cidadão, mas exigente ele será. Com informação somos capazes de lutar pelos nossos direitos, independente da classe social. O que queremos é uma sociedade mais segura e esclarecida. O voto consciente é uma necessidade para mudarmos a nossa sociedade”, afirma José Olimpio Bastos, superintendente do SESI, no Pará.
A mensagem do “Voto Cidadão” também terá uma linguagem artística. Uma peça foi montada pelo Grupo Experiência para mostrar que é possível conscientizar usando todas as ferramentas de comunicação, isso inclui o teatro. Inclusive, o texto da peça poderá ser adaptado para escolas, centros comunitários, associação de moradores, empresários e outros.
“A participação de eleitores conscientes no processo eleitoral é fundamental não só para o desenvolvimento deste Estado, objetivo perseguido pela Fiepa, mas também para o bem-estar de todos os cidadãos e para a preservação e o fortalecimento da nossa democracia”, analisa o presidente da FIEPA, José Conrado Santos.
O Projeto Voto Cidadão é a primeira ação do Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social e de Educação recentemente implantado pela FIEPA. De maneira neutra e apartidária, o projeto tem como objetivo a educação cidadã e a consciência política dos eleitores paraenses.“Iniciativas como o Voto Cidadão mostram que a inclusão social necessariamente passa pela inclusão no debate político, pelo acesso à informações sobre os direitos e deveres de todos. Por isso, para o Ministério Público Federal foi uma honra poder participar do projeto”, declara o Procurador Regional Eleitoral, Daniel César Azeredo Avelino.
A OAB como entidade que prima e luta por uma sociedade civil organizada, consciente e livre de qualquer marca que não esteja alicerçada nos ideais democráticos e de soberania, almeja contribuir neste processo. “A OAB quer contribuir para formar uma massa crítica e consciente das implicações que o voto representa na vida de cada cidadão, então, votar é mais do que escolher um candidato para exercer uma função pública, é na verdade escolher um país melhor para todos!”, afirma a presidente do Grupo de combate à corrupção eleitoral, Ana Kelly Amorim.
Para que as empresas recebam a peça teatral, as cartilhas e o vídeo educativo nos seus parques industriais basta entrar em contato com a Gerência de Responsabilidade Social do SESI, em Belém, ou ainda ligar para (91)4009-4920 e requisitar o envio da cartilha e do vídeo. Tudo de forma gratuita.
Grupo Experiência encena, pela primeira vez, a peça “Somos os Patrões”
A peça “Somos os Patrões” será apresentada por seis atores do Grupo Experiência, pela primeira vez, em Belém, durante o lançamento do projeto “Voto Cidadão”.
“Em 40 anos de história é a primeira vez que estamos encenando uma peça encomendada pela indústria. Acho que o teatro é a forma mais imediata e ágil de atingir o público.
O grande diferencial desta performance é que vamos conscientizar de uma forma leve, clara, objetiva e direta”, afirma Geraldo Salles, diretor do Grupo Experiência.
O texto de “Somos os Patrões” é uma adaptação da professora e escritora paraense Helena Girarde, com base nos livros “Senhor Cidadão, Você é o Patrão” e “A Força do Cidadão”, escritos pelo superintendente do SESI, no Pará, José Olimpio Bastos, cujos os direitos autorais foram doados ao projeto.
“A leitura é uma importante fonte de informação. Quando mais você ler, mas instruído você se torna. Assim você é capaz de lutar pelos seus ideais. Agora, o texto terá um aspecto visual e todos poderão se identificar com as situações do cotidiano e assim começar a lutar pelos seus direitos”, afirma José Olimpío
A história de “Somos os Patrões” se passa numa feira de Belém durante conversas entre um feirante chamado Antão e seus clientes: um doutor; um Zé Mané; uma dona de casa e um bêbado. “A feira é uma verdadeira miscelânea de pessoas. A diversidade cultural e de classe social fervilha numa feira. Daí mostrar que todos estamos sujeitos às mesmas leis e temos que conhecer nossos direitos e deveres. Assim se constrói a verdadeira democracia”, explica Helena
Nos diálogos da peça são tratados assuntos sérios como voto, cidadania, diferença de poderes federal, estadual e municipal, impostos, entre outros, mas utilizando a sátira para deixar tudo mais leve. “A peça foca na importância de se conhecer direitos básicos que podem melhorar o nosso dia-a-dia. Temos que cobrar providências, afinal todos pagamos inúmeros impostos e temos que cobrar a aplicação destes recursos”, resume Helena.
A encenação terá a duração de 25 minutos e todo o cenário e figurino foram feitos especialmente para a apresentação. Inclusive, o texto produzido pelo Grupo Experiência poderá ser adaptado em empresas, escolas, centros comunitários e outros lugares. “Queremos mostrar que o momento do voto interfere diretamente na vida de todos e ele tem conseqüências profundas no desenvolvimento sócio-econômico de uma sociedade inteira. Por isso estamos fazendo parte deste projeto”, afirma José Conrado Santos, presidente da FIEPA.
Para que as empresas recebam o texto da peça teatral, as cartilhas e o vídeo educativo nos seus parques industriais basta entrar em contato com a Gerência de Responsabilidade Social do SESI, em Belém, ou ainda ligar para (91)4009-4920 e requisitar o envio da cartilha e do vídeo. Tudo de forma gratuita.
SERVIÇO: O lançamento do projeto “Voto Cidadão” será no próximo dia 17, às 18h00, no Auditório Albano Franco, da FIEPA, seguida pela apresentação da peça “Somos os Patrões”, do Grupo Experiência.
Ficha técnica da peça “Somos os Patrões”
Direção Geral: Geraldo Sales;
Adaptação: Helena Girarde
Cenografia: Ribamar Monteiro
Figurino: Tânia Gemaque
Sonoplastia: Francisco Alencar
Produção: Ribamar Chacon
Elenco: Nilza Maria; Kátia Rejane; Álvaro Gouveia; Glayson Almeida; Rodrigo Wanzeler e André Reis