Home / Notícias

Projeto Voto Cidadão ganha apoio do TRE

DSC_0643Uma comissão formada pelo presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, pelo Superintendente Regional do Serviço Social da Indústria – Sesi/PA, José Olímpio Bastos,o conselheiro da Ordem Mauro Santos e a conselheira e presidente do grupo de trabalho de combate à corrupção da OAB-PA, Ana Kelly Jansen Barata foi recebida na manhã de hoje (17), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, Desembargador João José da Silva Maroja.

A equipe conversou com o desembargador sobre o projeto Voto Cidadão, concebido pelo Conselho de Responsabilidade Social da Fiepa, um projeto neutro, apartidário, que se propõe, através da educação cidadã, promover a consciência política naquela parcela menos conscientizada da população.

O projeto consiste na apresentação de uma peça teatral, do grupo Experiência, que será exibida no lançamento do projeto, previsto para o mês de agosto. A princípio, o público alvo é formado por quase quatro mil pessoas, entre funcionários, clientes e parceiros das 1302 indústrias inscritas na Federação das Indústrias do Estado do Pará. Eles participarão de oficinas de teatro e ainda receberão um vídeo com espetáculo falando do projeto, que deverá ser exibido nas empresas.

Segundo José Olímpio, o objetivo da apresentação é conseguir o apoio institucional para o projeto justamente firmar parceria. “Esse é um projeto educacional. Nossa intenção é levá-lo a um maior número de pessoas possível”.

DSC_0648“Nós já somos parceiros desse projeto”, afirmou o desembargador Maroja, que sem perder tempo colocou à disposição dos coordenadores do Voto Cidadão a Escola do Tribunal Regional Eleitoral para realização de oficinas, palestras e demais ações que precisarem.

Para o presidente da Ordem, o apoio do TRE será de fundamental importância para dar mais peso ao Projeto. “Com o Tribunal como parceiro conseguiremos fortalecer o projeto, o que é fundamental, sobretudo, no combate aos crimes eleitorais”.

A OAB-PA já é parceira do Voto Cidadão. Um grupo de trabalho da OAB-PA formado no início deste mês já está afinado como projeto. O grupo integra o Comitê de combate de corrupção eleitoral, juntamente com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 2 e o Ministério Público Federal e, terá como principal missão dar dinâmica e agilidade na investigação da procedência das denúncias de crime eleitoral. “Nós conseguiremos dar maior capilaridade e dinamismo ao processo, auxiliando no trabalho do MP, através de cada um dos nossos advogados representante do comitê, que estará presente em cada um dos municípios do nosso estado”, afirmou Jarbas.

“O trabalho do grupo visa ainda criar uma rede mais qualificada de fiscais das eleições no combate aos crimes eleitorais a partir do projeto”, afirmou Ana Kelly Jansen. Segundo ela, a idéia é realizar palestras falando do papel da cada parlamentar e também capacitar a sociedade para identificar um crime eleitoral.

Ao final do encontro o presidente do TRE presenteou os participantes da reunião com um kit preparado especialmente para o período das eleições, inclusive uma edição atualizada das Normas Eleitorais.

DSC_0670O Projeto Voto Cidadão será lançado dia 17 de agosto, no auditório Albano Franco, na sede da Fiepa. O presidente do TRE já confirmou presença.

Anexos