Home / Notícias
Uma das principais campanhas apoiadas pela OAB-Pará, em parceria com o Sesi é o Projeto Voto Cidadão – um projeto Voto Cidadão, que reúne entidades representativas de vários segmentos sociais
Em encontro realizado hoje, 3, com os presidentes das subseções da OAB, reunidos no colégio de presidentes, o superintendente do Serviço Social da Indústria – Sesi, José Olímpio Bastos apresentou o projeto e explicou que o Voto Cidadão tem por objetivo falar, ao maior número possível de cidadão, sobre cidadania, ética e responsabilidade social, garantidas através do voto. “A participação de eleitores conscientes no processo eleitoral é fundamental não só para o desenvolvimento deste Estado, objetivo perseguido pela Fiepa, mas também para o bem-estar de todos os cidadãos e para a preservação e o fortalecimento da nossa democracia”.
Voto Cidadão
O projeto Voto Cidadão – uma iniciativa do o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social e de Educação e do Serviço Social da Indústria (SESI) e futuros, que de maneira neutra e apartidária, pretende chamar a atenção dos eleitores paraenses para as consequências e a importância do voto.
O projeto, lançado em 2010, por meio de uma parceria inédita com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), o Ministério Público Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará (OAB-PA), foi um sucesso naquele ano e serviu de referência para outros estados onde foi apresentado, como São Paulo.
O projeto prevê a utilização de peça “Somos os Patrões”, que será encenada pelo Grupo Experiência, cartilhas e vídeos educativos, distribuídos gratuitamente nas empresas e nas unidades do SESI, OAB, TRE e MPF, em Belém e no interior do Estado.
“Queremos mostrar que o momento do voto interfere diretamente na vida de todos e ele tem consequências profundas no desenvolvimento sócio-econômico de uma sociedade inteira. Por isso estamos fazendo parte deste projeto”, afirmou José Olímpio.
A princípio o projeto pretendia alcançar quatro mil pessoas, entre funcionários, clientes e parceiros das 1302 indústrias inscritas na Federação das Indústrias do Estado do Pará. Hoje, a meta é intensificar o projeto junto aos 35 mil professores e 400 mil alunos da rede pública de ensino do Estado. Eles participarão de oficinas de teatro e ainda receberão um vídeo com espetáculo falando do projeto, que deverá ser exibido nas escolas. “Esse é um projeto educacional. Nossa intenção é levá-lo a um maior número de pessoas possível e acima de tudo, qualificar a escolha daquelas pessoas que vão administrar os recursos que são de todos nós”.
“Quanto mais esclarecido for o cidadão, mas exigente ele será. Com informação somos capazes de lutar pelos nossos direitos, independente da classe social. O que queremos é uma sociedade mais segura e esclarecida. O voto consciente é uma necessidade para mudarmos a nossa sociedade”, ressaltou o superintendente.
A OAB como entidade de luta por uma sociedade civil organizada e alicerçada nos ideais democráticos é uma grande parceira e incentivadora desse projeto. “A OAB quer contribuir cada vez mais para formar uma massa crítica e consciente das implicações que o voto representa na vida de cada cidadão, então, votar é mais do que escolher um candidato para exercer uma função pública, é na verdade escolher um país melhor para todos”, disse o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos.
A partir de agora as instituições parcerias deverão realizar outras reuniões para definir um planejamento estratégico de divulgação e um cronograma de visitas às indústrias, escolas, entre outros locais.
Grupo Experiência encenará a peça “Somos os Patrões”
A peça “Somos os Patrões” será apresentada por seis atores do Grupo Experiência. O objetivo é usar o teatro para conscientizar de uma forma leve, clara, objetiva e direta sobre a importância do voto.
O texto de “Somos os Patrões” é uma adaptação da professora e escritora paraense Helena Girarde, com base nos livros “Senhor Cidadão, Você é o Patrão” e “A Força do Cidadão”, escritos pelo superintendente do SESI, no Pará, José Olimpio Bastos, cujos direitos autorais foram doados ao projeto.
A peça foi apresentada pela primeira vez em 2012. Este ano será encenada novamente, mas antes sofrerá algumas modificações. A história de “Somos os Patrões” se passa numa feira de Belém durante conversas entre um feirante chamado Antão e seus clientes: um doutor; um Zé Mané; uma dona de casa e um bêbado.
Nos diálogos da peça são tratados assuntos sérios como voto, cidadania, diferença de poderes federal, estadual e municipal, impostos, entre outros, mas utilizando a sátira para deixar tudo mais leve. A encenação terá a duração de 25 minutos.
Ficha técnica da peça “Somos os Patrões”
Direção Geral: Geraldo Sales;
Adaptação: Helena Girarde
Cenografia: Ribamar Monteiro
Figurino: Tânia Gemaque
Sonoplastia: Francisco Alencar
Produção: Ribamar Chacon
Elenco: Nilza Maria; Kátia Rejane; Álvaro Gouveia; Glayson Almeida; Rodrigo Wanzeler e André Reis