Home / Notícias
Jarbas Vasconcelos expressou toda sua confiança no futuro da instituição ao encerrar a Solenidade Oficial alusiva ao “Dia do Advogado”, realizada hoje no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. Ele assegura que deixará a presidência da seccional paraense sob uma perspectiva de renovação. “A Ordem ficará nas mãos mais confiáveis, dos melhores filhos da advocacia”.
Emocionado ao lembrar que pela última vez conduz como presidente uma cerimônia comemorativa nesta data, Jarbas Vasconcelos salientou que o melhor presente recebido pela classe foi o resultado da pesquisa do Instituto Data Folha, que apontou a OAB como uma das instituições de maior credibilidade no Brasil.
“Essa pesquisa é um reconhecimento da firmeza histórica com que nossa entidade encarou suas bandeiras, sempre em defesa da sociedade brasileira e da Constituição. A cada ano, a Ordem vem ajudando a consolidar o que este país é hoje. Essa instituição procura ser fiel a este compromisso há 188 anos”, referindo-se ao dia 11 de agosto de 1827, quando foram criados no Brasil os primeiros cursos de Direito em Olinda e São Paulo.
O presidente revelou aos presentes na solenidade que conduzir a seccional paraense não é uma tarefa fácil. “Ser dirigente da OAB no Pará é um desafio árduo. Nosso compromisso é um risco de vida. Todos os dias, levantamos as mãos em favor de um colega advogado”, acrescentando que “nesses últimos anos, eu pude aprender muito. Também pude perceber que estamos preparados, que estamos no caminho certo”.
De acordo com Jarbas, o vice-presidente Alberto Campos “saberá ter mão forte, destemida, para dar prosseguimento ao nosso projeto intransigente de proteger a advocacia, o povo do Pará e preservar o Estado Democrático de Direito. Estou convicto de que meu co-presidente levará em frente a defesa desses valores”.
Ao encerrar, Vasconcelos assinalou que a data é muito especial não somente para a advocacia. “Se eu pudesse comemorar e escolher um dia da Independência do Brasil, eu não escolheria o dia 7 de setembro. Escolheria o dia 11 de agosto”, revelou o presidente.
Para ele, a data representa “a finalidade de criar dirigentes para o novo Estado e afirmar a independência nacional. O dia verdadeiro da Independência do Brasil foi o dia em que se decidiu administrar o Estado Brasileiro pelos brasileiros, atribuindo esta tarefa aos advogados”, ponderou.
Fotos:Yan Fernandes