Home / Notícias

Presidente da OAB/PA recebe o Troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro

12208450 545025325653226 2631822356514560001 nA entrega do prêmio ocorreu hoje, em Brasília, por ocasião das comemorações dos 85 anos de criação da Ordem dos Advogados do Brasil. A advogada Meire Vasconcelos, esposa do presidente seccional, o conselheiro federal Jorge Borba e os conselheiros seccionais Robério d’Oliveira e Dennis Serruya acompanharam Jarbas Vasconcelos na solenidade. Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal, também recebeu o Troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro.

 

A cerimônia desta segunda marcou ainda o lançamento oficial do Novo Código de Ética e Disciplina da OAB, aprovado recentemente e que traz diversas novidades para a classe, como a regulamentação da advocacia pro bono e novas regras para publicidade. Também foram homenageados os 27 presidentes de Seccionais. Em seguida, o Conselho Federal da OAB ofereceu jantar em alusão aos homenageados.

 

Foram lembradas na cerimônia as principais conquistas da OAB nos últimos anos, tais como a inclusão da advocacia no Simples Nacional e o Novo CPC, além de avanços para a sociedade, como a proibição pelo STF do investimento de empresas privadas em campanhas eleitorais e a proibição dos calotes. Além disso, foram oficialmente lançados os anais da XXII Conferência Nacional dos Advogados (2014).

Sessão

“Falar sobre a história da OAB é ver o passado e refletir o presente para que possamos programar o futuro desta grandiosa entidade.” Com estas palavras o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, abriu a sessão solene em comemoração aos 85 anos da OAB, que em uma noite memorável, nesta segunda-feira (9), reuniu lideranças da advocacia e da sociedade civil.

12239456 404031046470239 2810844293977314511 oAo som do grupo dos fuzileiros navais de Brasília, as centenas de convidados relembraram a atuação da OAB na vida pública do Brasil, lutando sempre pela valorização da classe dos advogados e pelas causas da República. Um documentário inédito traçou o histórico da entidade e da atual gestão, que trouxe para o centro da gestão da Ordem a colaboração de todos os brasileiros.

Marcus Vinicius lembrou que a defesa da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e o aperfeiçoamento das instituições jurídicas, antes de ser obrigação legal, constitui profissão de fé da OAB no Brasil. “Não há salvação fora da Constituição. O Brasil próspero é baseado no diálogo que respeite a diversidade de pensamento, na busca da concórdia, respeitados os valores de dignidade do Homem e os princípios fundamentais da tolerância e da justiça. Como diria Raymundo Faoro: dentro da névoa, acendemos a fogueira que reaviva as vontades e esclarece os espíritos”, completou.

O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, saudou a atuação corajosa e de vanguarda durante todos estes anos, desde a sua criação, no bojo de uma revolução modernizadora em 1930, até vitórias recentes, como a Lei Ficha Limpa. Lewandowski recebeu o Troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro. “Continua a luta pela implantação da democracia em toda a sua plenitude. Recebo este prêmio na qualidade de chefe do poder judiciário, que hoje é o poder que assegura a plena fruição dos direitos e garantias da cidadania”, afirmou.

Lewandowski também relembrou a atuação conjunta da OAB com o STF e o CNJ, como a criação das audiências de custódia, a instalação do Escritório Digital e recente Súmula Vinculante que empresta natureza alimentícia aos honorários, além de toda a colaboração da Ordem na melhoria do PJe. Classificando a atual crise política como conjuntural e não estrutural, o magistrado conclamou a OAB a unir mãos com o Judiciário para a “reconstrução de uma só nação, um só Estado e um só Brasil”.

Raimundo Faoro

 

Defensor intransigente das liberdades violadas ou ameaçadas e porta-voz dos que estavam amordaçados pela censura e guardião dos direitos humanos nos anos sombrios da ditadura militar, o jurista e escritor Raymundo Faoro faleceu no dia 15 de maio de 2003, no Rio de Janeiro. Faoro foi presidente do Conselho Federal da OAB entre abril de 1977 e abril de 1979. Em 2002, recebeu a medalha Ruy Barbosa, mais alta distinção conferida a um advogado.

 

Com informações do Site do CFOAB

Anexos