Home / Notícias
Jarbas Vasconcelos esteve na sede da subseção de Castanhal no último sábado (10) pela manhã para dar início a mais um curso de pós-graduação no interior do estado. Foi o terceiro município a ser contemplado com a parceria entre a OAB/PA e a Faculdade Maurício de Nassau. O diretor geral da ESA (Escola Superior de Advocacia) e a professora Betânia Fidalgo, diretora da referida instituição de ensino, também estiveram presentes.
Diante dos advogados inscritos no curso, Jarbas classificou a pós-graduação oferecida pela parceria como de alto nível e custo mais baixo do estado do Pará. “Indiscutivelmente, é melhor que há na atualidade”. O presidente ainda salientou que a instalação do curso era um anseio muito grande da advocacia do interior e que deve ser implementado com muito sucesso. “Nós apostamos na Faculdade Maurício. Acreditamos que iríamos crescer com consistência com essa pareceria”.
Interiorização
Para Jeferson Bacelar, a implementação do curso representa a intensificação dos serviços de interiorização da ESA. “Esse curso começou em Marabá, depois em Santarém. E agora, chegou em Castanhal. Ou seja, as macrorregiões do estado estão recebendo pós-graduação e a formação continuada, que função primordial da ESA, está sendo cumprida. Nós temos que olhar pelos colegas que mais precisam, que estão distantes das facilidades da capital”.
O diretor e professor Bacelar enfatizou ainda que a Faculdade Maurício de Nassau tem sido uma parceira destacada nesse processo de interiorização. “Não conseguiríamos fazer isso de forma isolada. A ESA só trabalha com parcerias”, acrescentando que quatro turmas do curso de Direito Processual já foram instaladas em Belém, enquanto em Marabá e Santarém foi uma em cada.
Subseção
Para o presidente da subseção da OAB em Castanhal, Marcelo Pereira, a aula do curso foi o primeiro passo para o curso de pós-graduação no município. “Esse curso já nasce com sucesso, pelo número de inscritos e pela potencialidade”. O presidente subseccional também agradeceu ao presidente Jarbas Vasconcelos por ter sido atendido o pleito da sua subseção, que foi exposto no Colégio de Presidentes Subseccionais.
Ainda segundo Marcelo, o curso proporcionará muita capacidade, pois trará ao município o que há de mais atual no campo do Direito Processual. “Foi um sonho realizado. Sei do valor da pós-graduação para os colegas daqui, para que o advogado do interior se sinta preparado para os embates do cotidiano dos fóruns. E esse curso tem essa perspectiva, de trazer o advogado para a prática do exercício da advocacia”, concluiu.
Curso