Home / Notícias
A solenidade muito prestigiada por advogados, juízes, vereadores e a população em geral. Lotou o plenário da Câmara dos Vereadores da Canaã dos Carajás.
O prefeito do município Jeová Andrade parabenizou a nova diretoria e afirmou que quer fortalecer a parceria com a Ordem, que tem um papel histórico dentro da sociedade. Ele também comunicou que em breve irá inaugurar a Praça da Justiça. “Ela será construída onde hoje funciona o Fórum da cidade. Lá também é nosso plano garantir uma área de 500m² à OAB, ao lado do espaço para a Defensoria Pública e para o Ministério Público. Nesse lugar deve funcionar a sede da subseção da Ordem em Canaã.”
O juiz da Comarca de Canaã de Carajás, Lauro Fontes Júnior, também prestigiou a cerimônia. Ele fez questão de homenagear a nova diretoria e entregou à presidente da subseção um bouquet de rosas para desejar sucesso. “O novo desafio está posto e por isso quero desejar aos diretores sucesso nessa nova jornada e dizer que podem contar com o judiciário para contar escrevendo a história de glória e vitórias da OAB em nossa região.”
Para a presidente empossada Josemira Raimunda Diniz Gadelha, que há sete anos atua em Canaã dos Carajás, a instalação da subseção representa a realização de um sonho. “Nós só temos a agradecer por essa decisão do Conselho Seccional. Nós demos o primeiro passo, agora somos diretores. Mas o trabalho está apenas começando.”, reconheceu.
“A criação da nova subseção vai fortalecer ainda mais a classe e a atividade profissional naquele município, além de proteger as nossas prerrogativas. Isso trará benefícios não só para os advogados como também para a sociedade daquele local.”, completou a nova presidente.
Diante da casa cheia, Josemira renovou o compromisso de lutar em defesa da sociedade e dos advogados. “Eu sei que advogar em Canaã é um sacerdócio. Exige paciência, perseverança e coragem e tenho consciência de que há muito a fazer, para garantir o repeito aos nossos direitos e prerrogativas. Mas, podem contar com a gente, por que com o apoio da seccional e do conselho federal, ainda teremos muitas vitórias como esta para comemorar.”
Diretoria
Além de Josemira Gadelha (presidente), compõem a nova diretoria subseccional, os advogados João Neto Castro (vice-presidente), Salvador Rodrigues (secretário geral) e Andreia Silva (diretora-tesoureira).
Após a cerimônia de posse, os advogados participaram de jantar comemorativo à instalação da nova subseção.
A nova subseção
A criação da nova subseção foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Seccional da OAB dia 27 de maio deste ano. O relator da matéria foi o conselheiro seccional, Robério d’Oliveira, que declarou voto a favor, justificado pelo “pujante crescimento do município”.
Canaã dos Carajás é um município do sul do estado do Pará, que possui pouco mais de 30 mil habitantes e agora, está com 54 advogados, duas deles prestaram compromisso ontem, durante a cerimônia de posse da nova diretoria da subseção: Maria de Lourdes Gomes Nunes e Regina de Fátima Silva Neta.
Maria de Lourdes - uma das novas advogadas de Canaã - se diz orgulhosa de fazer parte oficialmente da Ordem. “Agora, depois de muitos anos, nós estamos vendo a presença da OAB no interior do estado. Nós só temos a agradecer a essa diretoria.”
Com o ato de instalação, agora já somam 23 subseções da OAB-PA espalhadas pelo estado. “Com a criação de mais esta subseção esta gestão cumpre mais uma missão estatutária de levar a Ordem onde o advogado estiver.”, comemorou Jarbas Vasconcelos, presidente da OAB-PA.
Vasconcelos também falou da luta da OAB pela garantia das prerrogativas e dos direitos da sociedade. Segundo ele, não existe desenvolvimento de um estado, sem investimento na justiça. “Não dá para promover o desenvolvimento do Pará se não investir no crescimento da justiça. A da presença dos poderes constituídos nos municípios, especialmente, o judiciário, diminui a insegurança e aumenta a certeza da garantia dos direitos.”
“Investir em justiça é uma estratégia de estado e não de governo. Pode entrar governo e sair governo, pode entrar partido e sair partido, o que for investido ninguém vai retirar.”, concluiu.