Home / Notícias
A Caminhada pelo Direito de Ser Filho ocorrerá no próximo dia 25 (domingo). O convite foi feito pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional – CEJAI/PA, da Corregedoria de Justiça da Região Metropolitana de Belém. A proposta segue uma ação nacional idealizada pela Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção.
Finalidade
O objetivo da passeata é chamar atenção da sociedade para a situação de crianças e adolescentes acolhidos em casas de adoção e sensibilizar os operadores de direitos a dar máxima celeridade nos processos de crianças e adolescentes que esperam por processos de adoção. O intuito é garantir a qualidade, o acesso e o direito à convivência familiar e comunitária, muitas vezes impedida por tanta burocracia na hora da adoção.
Concentração
O ponto de partida da caminhada vai ser na Escadinha do Cais do Porto, na Praça Pedro Texeira, ao lado da Estação das Docas, às 8h 30. Após a saída, a caminhada percorrerá a avenida Presidente Vargas – com parada na Praça da República para efetuar panfletagem. Em seguida, a caminhada passará pela avenida Serzedelo Corrêa e terminará na Praça Batista Campos.
Parceiros
Além da OAB/PA, também são parceiros dessa iniciativa a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude - CEIJ, 1° Vara da Infância e Juventude de Belém, 3° Vara Distrital de Icoaraci, Associação dos Magistrados do Estado do Pará, Grupo de Apoio à Adoção Renascer, Ministério Público, Defensoria Pública e as Instituições de Acolhimento.
Dia
O Dia Nacional da Adoção foi instituído pela Lei nº10.44702, de 09 de maio de 2002.