Home / Notícias
Jarbas Vasconcelos fez a nova cobrança logo após a abertura da audiência, que foi efetuada pelo presidente da Alepa, o deputado Márcio Miranda, e a jornalista Sheila Faro, presidenta do Sindicato dos Jornalistas. Durante o pronunciamento, Jarbas mencionou a solenidade que devolveu o mandato do ex-governador Aurélio do Carmo, de seu vice, Newton Miranda, e de mais dez deputados estaduais cassados pelo regime militar em 1964.
Sinjor-PA
Ao iniciar os trabalhos da audiência, a presidenta do Sinjor, a jornalista Sheila Faro, lembrou da importância do exercício da atividade jornalística. “Grande parte do nosso trabalho - além de apurar, é denunciar, tornar público todo tipo de violação à sociedade. Um dos direitos balizares, que é o acesso à informação, tem no repórter o seu principal canal. E é nossa obrigação oferecer informação correta, isenta e de qualidade.”
A jornalista também enfatizou que “o que nos traz aqui, hoje, é a prova de que nós estamos atentos ao nosso compromisso social”. Sheila ainda informou que a comissão do Sinjor integra a Comissão Nacional da Federação Nacional dos Jornalistas, “que tem a missão, a partir de hoje, com essa audiência, de levantar todas as informações de violência sofridas pelos jornalistas na época da ditadura militar”, declarou a presidenta, concluindo que “o trabalho da nossa comissão não vai ser fácil. Mas é essencial que a história que não foi contada ontem seja contada hoje.”
Depoimentos
Para marcar a realização da audiência pública, os jornalistas Lúcio Flavio Pinto e Paulo Roberto Ferreira relataram o que vivenciaram durante o período militar nas décadas de 60, 70 e 80, e quais dificuldades e perseguições sofreram por conta do exercício da profissão. Os deputados estaduais Carlos Bordalo, que é o autor do projeto de lei que cria a Comissão da Verdade da Alepa, Edilson Moura e Edmilson Rodrigues também prestigiaram o evento.
Audiência
O deputado Carlos Bordalo e a jornalista Franssinete Florenzano, presidente da Comissão da Verdade do Sinjor, conduziram a audiência pública, com auxílio dos jornalistas José Maria Pedroso, Luciana Kellen, Priscila Amaral e Emmanuel Villaça, que compõem a referida comissão.
Fotos: Paula Lourinho