Home / Notícias
No final da manhã de hoje, o presidente da OAB-PA, Alberto Campos, e o secretário – geral, Eduardo Imbiriba, reuniram com o superintendente da Superintendência do Patrimônio da União do Pará (SPU/PA), Jorge Panzera, a fim de pleitear novo espaço da sede da seccional. A demanda surgiu na gestão passada e, agora, Campos prossegue na conquista para a classe.
Recebidos na sede da SPU pelo superintendente e pelo coordenador de gestão patrimonial, Orlando Correa, o presidente Alberto e o secretário Eduardo destacaram a necessidade da mudança do prédio devido a ampliação das atividades, do aumento de integrantes no Sistema OAB e ainda dispor de espaço para a realização de cursos de qualificação que constantemente são oferecidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA).
“A OAB cresceu muito e não há mais condições de continuar nesse casarão. Nossos serviços oferecidos à sociedade estão distribuídos por mais de 50 comissões de trabalho. A ESA está com número cada vez maior de cursos. Além disso, o nosso próprio conselho seccional cresceu bastante e o Tribunal de Ética também”, explicou Alberto Campos.
Segundo ele, a estrutura do prédio dificulta qualquer mudança ou adaptação, devido ser antigo e já tombado. “Temos também problemas de acessibilidade. Se algum cadeirante precisar ir até o auditório não poderá. Por todas essas questões precisamos de outro espaço”, destaca o presidente.
O superintendente Jorge Panzera se comprometeu que ainda esta semana, definirá qual o espaço será disponibilizado à OAB. Uma das sugestões é o prédio da Polícia Rodoviária Federal, localizada na travessa Dom Pedro I, nº 52, bairro do Umarizal. Para isso, ele reunirá com a superintendência da PRF sobre o assunto. Alberto Campos espera que a mudança ocorra até o final deste semestre.
História
A OAB no Pará foi criada pelo Instituto dos Advogados do Pará (IAP), do dia 5 de outubro de 1932, em uma das salas da Faculdade de Direito do Pará (o Velho Casarão do Largo da Trindade, hoje sede da OAB/PA). Na época, funcionava o Instituto, com fundamento no art. 68 do Regulamento baixado com o Decreto nº 20.784, de 14 de dezembro de 1931.
Fotos: Yan Fernandes