Home / Notícias
Em sessão solene realizada hoje pela manhã no auditório “Ministro Elmiro Nogueira”, conselheira Lourdes Lima tomou posse como nova presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará para o biênio 2017-2019. O conselheiro André Dias assumiu a vice-presidência e o conselheiro Odilon Teixeira como novo corregedor daquela Corte de Contas.
Presidida pelo conselheiro Luis Cunha, a solenidade de transmissão do cargo de presidente contou com a presença de todos os membros do tribunal e dos integrantes do Ministério Público de Contas do Estado (MPC/PA), autoridades civis e militares e pelo presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos.
Em seu discurso de despedida, Cunha fez um breve balanço da sua gestão e ressaltou o trabalho em equipe e registrou sua satisfação em ter contado com apoio de todo o Pleno do Tribunal. Como determina o regimento da Corte, o procurador geral de Contas, Felipe Rosa Cruz, fez a saudação aos empossados.
Os chefes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais, respectivamente o governador Simão Jatene, o deputado estadual Márcio Miranda, autoridades federais, estaduais e municipais, personalidades e convidados também participaram da cerimônia.
Agradecimento
A conselheira destacou que precisa da parceria dos órgãos de controle, dos poderes executivo, legislativo e judiciário e de outras instituições para que todos atuem juntos em benefício do controle externo e da sociedade paraense.Em seu pronunciamento, a nova presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheira Lourdes Lima, agradeceu os votos de confiança do Tribunal Pleno, servidores, amigos e familiares. “Agradeço de coração a presença de todos. Peço forças, saúde, sabedoria e segurança para servir a este cargo de presidente”, disse a empossada.
“Vamos precisar de todo apoio para vencer os desafios na nossa gestão e para estimular o controle social, atuando com postura preventiva e com o objetivo de consolidar o controle externo”, ressaltou.
Metas
As estratégias para os próximos dois anos abrangem o estímulo à atuação do servidor do TCE-PA enquanto instrumento para a melhoria da gestão pública, o monitoramento e avaliação da gestão orçamentária e financeira da instituição, uma maior integração no processo de planejamento, acompanhamento da elaboração e execução do plano estratégico, do plano de gestão e do plano plurianual.
As ações de controle externo serão propósitos do plano estratégico para o novo biênio. O plano inclui desenvolver expertise em ações do controle externo, elaborar projeto para desenvolvimento do sistema eletrônico de fiscalização, ampliar a atuação concomitante e tempestiva do controle externo, entre outras.
De acordo com o Plano de Gestão da conselheira Lourdes Lima, as medidas a serem executadas visam a conclusão do planejamento estratégico elaborado para o período 2016-2021, que apresenta como um dos objetivos a implementação de um sistema de controle externo concomitante com o acompanhamento simultâneo aos atos de gestão.
Fotos: Yan Fernandes e TCE-PA
Com informações da Ascom do TCE-PA