Home / Notícias

Presidente da Comissão de Saúde da Ordem participa de sessão na Câmara Municipal de Belém

Líder dos Democratas (DEM), o médico e vereador Fernando Dourado conseguiu lotar o plenário e as galerias da Câmara Municipal de Belém, na terça-feira,01/03, à tarde, quando aconteceu uma Sessão Especial, requerida por ele, para discutir o "Financiamento da Saúde" de Belém, da qual participaram o secretário de estado de Saúde Pública, Hélio Franco, o secretário municipal de Saúde de Belém, Sérgio Pimentel, vereadores de vários partidos, Cristina Carvalho - Presidente da Comissão de Saúde da OAB/PA, Cruz Vermelha, Sindicato dos Médicos, Sindicado dos Hospitais privados, Sociedade Médica Cirúrgica do Pará e outros seguimentos da área.

O objetivo da sessão, conforme justificou Fernando Dourado, foi buscar uma solução para um problema que aflige a população de Belém, e atiçada por declarações de gestores municipais que no início do ano afirmaram não estarem recebendo o apoio necessário dos governos estadual e federal. Mas, embora convidado, o governo federal não mandou qualquer representante para participar do evento que foi aprovado por unanimidade na câmara Municipal de Belém, que tem 35 vereadores, dos quais uma bancada de seis médicos.

O secretário municipal de Saúde de Belém, Sérgio Pimentel, teve oportunidade de falar sobre os problemas enfrentados pela Prefeitura Municipal de Belém e lamentou a falta de recursos para que possa trabalhar mais pela saúde na capital paraense. Mostrou os custos que a PMB tem com o setor.

Já o secretário de estado de Saúde, Hélio Franco, também mostrou em números os investimentos feitos pelo governo estadual no Pará e o montante de verba direcionado direto e indiretamente para a saúde da capital paraense.

Elogiado pela iniciativa, por todos os vereadores de vários partidos que se pronunciaram, Fernando Dourado, lembrando que a saúde pública tem sido um tema constante em discussão na Câmara Municipal de Belém, observou: "Não há coisa pior que a desintegração. Onde há desintegração, há risco muito grande da instalação de um caos", para mostrar a necessidade de serem unidas forças em prol do benefício maior à população na área da saúde.

Os pronunciamentos duraram mais de três horas e no final Fernando Dourado, após ouvir atentamente todos os interessados, avisou que no próximo dia 14,a câmara Municipal de Belém vai promover um "café da manhã", do qual devem participar todos os deputados federais na bancada paraense em Brasília, e da bancada paraense de senadores, em busca de união, independente de partidos, para que se garanta mais verbas para a saúde não somente de Belém como de todo o Estado do Pará.

"Nós temos que estar unidos para resolvermos esta situação"; "Não temos que ficar nos acusando, e sim, se unindo"; "Temos que buscar a redução da desigualdade", disse o líder do DEM que já foi diretor do Hospital Pronto Socorro Municipal de Belém, secretário municipal de Saúde de Belém e secretário de Estado de Saúde Pública do Pará por mais de quatro anos.

Anexos