Home / Notícias
Equipado com duas baias, dois computadores, internet, impressora, central de ar, geladeira e bebedouro, o espaço pleiteado há mais de 20 anos por advogados que militam em Barcarena foi inaugurado pelo presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, em solenidade realizada hoje de manhã. Denominado "Maria Briolândia Gonçalves dos Santos", o local homenageia a advogada que militou no município por vários anos.
Diante de diversos conselheiros seccionais, diretores de comissões temáticas do Sistema OAB-PA e advogados que atuam em Barcarena e Abaetetuba, o presidente Alberto Campos salientou a estruturação e inauguração do espaço era “uma dívida que precisava ser cumprida de forma imediata”, ressaltando que o presidente da subseção de Abaetetuba “agiu incansavelmente para cobrar da diretoria seccional melhorias para o exercício da advocacia”.
Ao destacar que o espaço é bem localizado e estratégico para a advocacia, o presidente adiantou que o local certamente abrigará a futura sede da subseção de Barcarena. Ao lado da juíza Gisele Mendes Camarço Leite, diretora do Fórum da Comarca, Alberto Campos aproveitou para reiterar que a instituição ainda reivindicará sala dos advogados dentro da sede do Poder Judiciário no município.
Por fim, parabenizou a advocacia de Barcarena pela conquista do espaço, principalmente com a eminente implantação do PJe (Processo Judicial Eletrônico) na Justiça Comum. “Mais do que nunca, torna-se imprescindível termos espaços como estes aqui para que o advogado possa exercer sua profissão com o mínimo de dignidade”, concluiu.
Advogada atuante no município há mais de 20 anos, Regina Soares não escondeu a alegria pelo fato de a Casa da Advocacia de Barcarena receber o nome de Maria Briolândia Gonçalves dos Santos, que antes de ser advogada exerceu os cargos de escrivã e delegada. “Ela deixou um campo ético de respeito, de cidadania e de parceria para fortalecer a nossa classe”, comentou.
Filho da advogada homenageada, Fábio Jorge de Nazaré Ferreira recordou que a mãe veio do interior do estado de Goiás para buscar melhorias no Pará e que completou um ano de falecimento no dia 05 de julho. Está sendo um momento marcante hoje. Ela era uma pessoa extremamente honesta, que não deixou se corromper pelo sistema. Emocionado, ela agradeceu pela memória da mãe e classificou a homenagem como fantástica.
Presidente da subseção da OAB em Abaetetuba – cuja jurisdição abrange Barcarena, o advogado Claudio Aladio afirmou que a inauguração do espaço representa “o resgate de uma dívida antiga” que a seccional tinha com a advocacia local, bem como “marca o reconhecimento e a importância da Comarca de Barcarena”. A vice-presidente da subseccional de Abaetetuba, Audrey Valéria Borsandi, e o ex-presidente daquela subseção, Antônio Olívio Rodrigues Serrano, prestigiaram a cerimônia.
Posse
Na presença de alguns membros do Sistema Regional de Prerrogativas da OAB-PA (Isaac Pereira Magalhães Júnior – Procurador Regional; Marcelo Barros e João Bosco do Nascimento Júnior – vice-presidentes da Comissão de defesa de Direitos e Prerrogativas), o presidente Alberto Campos empossou novos integrantes da Comissão de Prerrogativas da subseção de Abaetetuba: Ana Raquel Figueiredo, Jairo Pereira da Silva, Katia Maria Reis da Fonseca, Márcio Eloy de Lima Cardoso, Marlon dos Santos Correa da Silva, Raimundo Reis de Almeida, Rita dos Santos Barbosa e Sérgio Costa Araújo.
Membros da Comissão de Segurança Pública da subseção da OAB em Abaetetuba também forma empossados: Ana Raquel Figueiredo, Maria Conceição da Silva Bastos, Mário José Santos da Rocha, Maurício Pires Rodrigues, Regina Maria Soares de Oliveira, Rita dos Santos Barbosa Garcia e Amadeu Pinheiro Corrêa Filho.
Fotos: Yan Fernandes