Home / Notícias
Uma bela cerimônia foi realizada ontem, 23, para dar posse à nova diretoria da subseção da OAB-PA em Redenção, agora presidida pelo advogado Carlos Eduardo Teixeira, e a vice-presidente, Jane da Cunha. Muita prestigiada, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades locais, o conselheiro seccional da OAB, Joel Lobato e também de parte da diretoria da seccional da ordem no Pará: Jarbas Vasconcelos - presidente, Alberto Campos - vice e Jader Kahwage, Secretário Geral.
Em discurso, Carlos Eduardo - eleito pela chapa “OAB Forte” - reforçou quais são as prioridades do mandato, conforme expôs ao vice-presidente Alberto Campos, em visita feita à sede da Ordem, em Belém. Uma das demandas destacada pelo advogado foi a criação do Conselho da Subseção de Redenção. “Com ele (conselho), nossa subseção terá mais autonomia para executar julgamentos disciplinares e aplicar o Exame de Ordem na área que possui jurisdição”.
Ainda de acordo com Carlos Eduardo, o provimento de mais juízes titulares de Varas para Redenção e Santana do Araguaia e a criação de mais uma Vara na Comarca de Santana do Araguaia é fundamental para o melhor funcionamento da Justiça na região sudeste do Pará. “A demanda aumentou muito na região. Por isso, a instalação dessas Varas é imprescindível”.
Presidente da OAB
Diante dos advogados e autoridades que prestigiaram a solenidade, o presidente Jarbas Vasconcelos concordou e manifestou apoio à reivindicação de Carlos Eduardo. “O bom funcionamento da Justiça no interior é estratégico para o desenvolvimento do Pará. Se os processos transcorrem com celeridade, a sociedade ganha e, automaticamente, o estado ganha”, ponderou.
O presidente afirmou ainda que os problemas na justiça é um dos grandes "gargalos" para o maior desenvolvimento dos municípios do estado. "A falta de defensores públicos, de promotores e de juízes nas Comarcas, que por vezes tem um delegado. Nosso maior desafio nessa gestão é, ao lado da sociedade, solucionar os problemas da justiça no estado."
O presidente da seccional do Pará observou que a presença de três membros da diretoria executiva da Ordem naquele município não era à toa. “O fato de nos deslocarmos até aqui para empossar a nova diretoria desta subseção demonstra que estaremos ao lado da advocacia paraense, especialmente, dos advogados que atuam no interior”. Jarbas ainda enfatizou o estilo descentralizador que está sendo instaurado na OAB. “As subseções devem defender o interesse da sociedade em nome da Ordem. A filosofia de trabalho deve está alinhada. A subseção fala pela seccional da Ordem e fala também pelo Conselho Federal”, concluiu.
Subseção
A subseção de Redenção conta mais de 120 advogados inscritos, que militam também em Cumaru do Norte, Santana do Araguaia e Pau D’arco.