Home / Notícias

Por ofício, OAB-PA pediu providências ao Conselho Estadual de Segurança Pública

DSC 6844---

A instituição solicita que sejam apuradas as denúncias e tomadas providências em relação às agressões físicas, violações de prerrogativas e abuso de autoridade praticadas por policiais militares por ocasião do ato denominado "Fora, Temer!", no dia 02 de setembro, no bairro de São Brás, em Belém.

O documento foi protocolado por Ricardo Melo, presidente da Comissão de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente, na noite de ontem (08). No mesmo dia, Rodrigo Godinho, um dos representantes da OAB-PA no Consep, protocolou ofício com dois pedidos específicos ao presidente do Conselho de Segurança, o general Jeannot Jansen.

No ofício, Godinho solicita ao presidente que determine à Polícia Militar do Pará apuração da conduta dos policiais militares envolvidos no episódio e, caso sejam confirmadas, repassadas à corregedoria da corporação. Outro pedido é que a Polícia Civil do Pará apure o envolvimento de cidadãos em práticas de vandalismo por ocasião de manifestações.

Em reunião realizada no dia 05 de setembro, membros do Sistema OAB-PA anunciaram que plantão composto por membros das comissões de Defesa de Direitos e Prerrogativas, Direitos Humanos e de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente acompanhariam os desdobramentos do 22º Grito dos Excluídos, promovido dia 07, no Centro Arquitetônico de Nazaré - Praça Santuário.

Foto: Yan Fernandes

Anexos